Tratamento de Acne

links patrocinados

Tratamento de Acne

Tratamento de Acne

Sobre o Tratamento de Acne

Milhares de pessoas sofrem com um problema bem comum, principalmente na adolescência: a acne. As comumente chamadas espinhas podem fazer um grande estrago na pele da pessoa, chegando a inflamar e fazer uma bolha de pus. Mas quem tem esse problema pode fazer um tratamento de acne apropriado e com alguns cuidados o aspecto da pele melhora bastante.

Motivos que causam Acne

Há vários motivos que podem causar a acne e ela aparece independentemente da idade, apesar de ser mais comum durante a adolescência. Isso porque é nessa fase da vida que os hormônios começam a trabalhar mais ativamente, causando mudanças no organismo.

Mas a acne também pode ser causada por hereditariedade, hábitos alimentares e, até mesmo, uso de cremes e loções.

Opções de Tratamento de Acne

Portanto, a melhor opção para quem tem acne é procurar um médico dermatologista imediatamente. É só ele que poderá avaliar a pele com acne e hábitos cotidianos da pessoa e poderá fazer o diagnóstico do melhor tratamento.

Alguns deles são esfoliação da pele, antibióticos tópicos e orais, tratamento hormonal e retinoides tópicos e orais. A esfoliação é indicada para todas as pessoas, independentemente de ter ou não acne. Isso porque esse processo retira o acúmulo de células mortas e desobstrui os poros. Para quem tem acne em grau leve, a esfoliação é muito utilizada, sendo que o dermatologista pode indicar uma esfoliação com substâncias químicas.

O uso de antibióticos utiliza cremes e loções a base de eritromicina e ácido fusídico. O creme é passado diretamente na área afetada e elimina as bactérias que ajudam a inflamar a acne. Há também antibióticos orais que são utilizados em casos mais graves. Esse tratamento está caindo em desuso porque ele não previne a acne, apenas elimina as bactérias, sendo que, geralmente após algumas semanas, a acne volta com a força toda.

No caso das mulheres, pode-se fazer um tratamento hormonal. Ele é muito simples: a mulher começa a ingerir contraceptivos orais que ajudam a neutralizar o efeito dos hormônios masculinos. Vale lembrar que há muitas mulheres em que os organismos não conseguem fazer esse processo por conta e elas possuem, assim, um nível de hormônios masculinos maior do que a média.

Quanto ao uso de retinoides, eles ajudam a reduzir a secreção das glândulas sebáceas, ou seja, diminui a oleosidade da pele. Tanto o uso tópico ou oral de retinoides é indicado para casos severos de acne. Mas esse tratamento de acne requer uma acompanhação periódica ao dermatologista, porque pode causar efeitos colaterais, como desidratação da pele, sangramentos nasais, pode prejudicar o fígado e, em caso de mulheres grávidas ou que engravidem durante o tratamento, má formação do feto.

Dicas importantes no Tratamento de Acne

É importante também ter alguns pequenos cuidados diários com a pele que ajudam a evitar a acne ou, pelo menos, amenizar o problema. Basta ter o hábito de limpar a pele todos os dias, evitar os maus hábitos (como espremer as espinhas), evitar pegar sol diretamente, evitar comer alimentos gordurosos e com muito iodo na composição e estar desestressado.

Pesquisar
Artigos Relacionados