Aftas

links patrocinados

Aftas

Aftas

As aftas são lesões bucais inflamatórias de aparência esbranquiçada que surgem, na maioria absoluta dos casos, nos lábios, bochechas ou na língua.

Elas podem surgir isoladas ou agrupadas e o tamanho também pode se diferir, normalmente elas medem aproximadamente um centímetro.

É comum que muitas pessoas se confundam com aftas e herpes, a diferença de uma para a outra, é que a herpes é uma lesão bucal ocasionada por um vírus que está instalado no organismo da pessoa, normalmente, quando o cidadão está com a imunidade baixa o vírus “ataca” e a herper aparece.

Já a afta é causada por diversas coisas, não tendo uma razão única que inicializa o surgimento dela.

Como surgem as Aftas?

Causas das Aftas

Especula-se que o surgimento das aftas está ligado com transtornos alimentares, podendo também haver ligação com processos inflamatórios ocorridos no corpo da pessoa.

Juntamente, as aftas surgem com febres altas. O estresse ocasionado pelo trabalho, estudos ou relacionamentos interpessoais também podem resultar em aftas, estando esta ligada ao psicológico das pessoas. Períodos menstruais ou distúrbios hormonais resultam em aftas da mesma forma.

Estudos confirmam que há uma relação estreita entre a acidez e a afta, sendo assim, se você tiver herdado da sua família características genéticas que propiciem o surgimento de aftas, comer um simples abacaxi, ou qualquer fruta ácida pode ocasionar em várias lesões bucais.

Caso você herde esta característica, remédios que contêm substâncias ácidas também podem ocasionar em aftas.

Como cuidar de Aftas

Se você estiver com uma “afta” que perdura a mais de 20 dias, procure uma orientação médica, pois você pode estar até mesmo, com câncer bucal ou AIDS. Esta lesão pode ser ainda Lupus ou Herpes, devendo portanto, serem tratados.

Dicas de Tratamento das Aftas:

As aftas, por ser um problema acarretado pelo sistema nervoso, não tem cura. Os remédios e componentes que são indicados quando você está com esta lesão servem apenas para amenizar os sintomas ocasionados. Os componentes que surtem maior resultado no tratamento das aftas são:

– Bicarbonato de Sódio: diminui o desconforto, pois corrói o tecido responsável por provoca a dor;

– Pomadas Protetoras: existem diversas pomadas que criam uma camada de proteção por cima da afta para que assim, os alimentos não fiquem batendo e lesionando ainda mais o local;

– Corticoides: devido à ação anti-inflamatória, estes ajudam da recomposição e cicatrização rápida da afta;

Como surgem as Aftas

-Própolis: o própolis, devido a sua característica de cicatrização, ajuda no processo de recomposição da mucosa.

Nunca utilize anti sépticos no tratamento de aftas, pois eles têm ação reversa e tornam por vezes, os casos mais graves do que seriam. Sendo assim, o melhor remédio para a cura da afta é a paciência, você deve tomar alguns cuidados como não mordê-la e não comer frutas ácidas, se você adotar essas duas medidas básicas, com certeza, no máximo em uma semana, a afta terá sumido.

Curiosidades

Há algumas curiosidades sobre as aftas que as pessoas não conhecem, por exemplo, que elas não causam mau hálito, são intransmissíveis, pois não são causadas por vírus ou bactérias, podem parar de aparecer depois que a mulher engravida, segundo algumas pessoas, se torna frequente em ex fumantes e não tem cura!

Como curar as Aftas tratamento das Aftas

Pesquisar
Artigos Relacionados