Sono – apnéia obstrutiva e distúrbios do sono

links patrocinados

Sono - apnéia obstrutiva e distúrbios do sono

Sono: Apneia Obstrutiva e Distúrbios do Sono

O sono é o momento em que seu organismo entra em repouso. Após um dia conturbado de trabalho o sono chega para tranquilizar e descansar tanto o corpo quanto a mente, uma noite de sono revigora e alimenta o corpo para o dia seguinte. Engana-se quem acha que saúde tem a ver somente com alimentação e exercícios físicos, uma noite de sono bem dormida pode ajudar a combater doenças, emagrecer e até evitar problemas na coluna, se a pessoa utilizar o travesseiro e o colchão corretamente.

Alguns distúrbios do sono são causados pelo excesso de peso ou quando a saúde do individuo anda comprometida, se após uma noite de sono a pessoa ainda se sentir cansada, acordar com boca seca ou taquicardia é hora de procurar um médico porque existe algo muito além do sono que não anda bem. A insônia também é um mal que assombra muitas pessoas, o stress, a correria diária e mesmo o acúmulo de tarefas fazem com que o corpo não alcance o estágio de descanso, prejudicando o sono ou mesmo fazendo com que ele desapareça com o passar do tempo.

Distúrbios do Sono

Problemas para dormir

Os distúrbios do sono estão associados geralmente a vidas agitadas, excesso de obesidade e problemas cardíacos, mas isso não quer dizer que todas as pessoas que sofrem desses males podem desenvolver os distúrbios do sono. Dentre os distúrbios têm-se a insônia, que é a falta de sono ou o sono que dura entre 3 a 4 horas e depois a pessoa não consegue mais dormir, a apneia e o ronco.

A insônia como foi dito é o ato de não dormir, ou dormir por um espaço muito curto de tempo, fazendo com que a pessoa desenvolva irritação, ansiedade e oscilações de humor. A insônia pode ser provocada por pessoas ansiosas, que ao deitar ficam remoendo ou tentando encontrar soluções que não encontrou durante o dia. Outro motivo que leva à insônia é o fato de assistir televisão, comer ou utilizar o notebook no quarto, dispersando o sono. O consumo de refrigerante a base de cola, café ou chá pelo menos 8 horas antes do dormir também pode dificultar na hora de pegar no sono e medicamentos que induzem ao sono também podem atrapalhar, porque acabam fazendo com que o individuo não repouse direito.

Problemas com o sono

Outro distúrbio é o ronco, que nada mais é que o fato da pessoa emitir sons muito altos enquanto dorme. O ronco acontece porque a respiração acaba ficando comprometida e ao forçar a passagem de ar, o individuo acaba por emitir sons altos que podem até atrapalhar a noite de sono do próprio roncador, já que se este ronco for muito alto, pode acordá-lo. Geralmente o ronco é constatado por pessoas que dormem muito próximas ao roncador, porém acabam se acostumando e não o fazem procurar um médico por achar que se trata de uma situação normal.

Tratamento da apneia

Contudo o ronco pode vir associado de apneia que é a interrupção da respiração no momento do sono, essa apneia trata-se de uma falta de oxigênio no cérebro que faz com que a pessoa acorde, normalmente assustada. Nem sempre quem ronca tem apneia, entretanto é preciso atentar se quem ronca possui essas interrupções de respiração durante o sono (apneias). As apneias podem comprometer todo o desenvolvimento do organismo, por se tratar de falta de oxigenação no cérebro, comprometem a circulação sanguínea da pessoa, podendo evoluir para quadros de infarte, Avcs e até arritmia.

Apneia Obstrutiva

A apneia obstrutiva nada mais é que uma parada de respiração durante o sono, por causa de alguma obstrução no nariz ou na faringe. Esta parada respiratória pode durar de 7 a 10 segundos nos adultos e de 3 a 4 segundos nas crianças. O tratamento consiste em cirurgia para desobstrução e adotando medidas como perda de peso e reeducação ao ir dormir, não ingerindo bebidas alcoólicas, nem bebidas que contenham cafeína e deixando de fumar no horário próximo de ir se deitar.

Apneia como resolver Noites mal dormidas

Pesquisar
Artigos Relacionados