Dermatite

links patrocinados

Dermatite

Dermatite

Dermatite é um termo generalizado utilizado para toda inflamação ou dilatação da derme. Os principais sintomas da dermatite são: coceira em regiões específicas, vermelhidão em determinadas e bolinhas pequenas agrupadas na pele. Existem vários tipos de dermatite, onde cada um apresenta um tratamento adequado e distinto dos demais, porém, todos têm cura.

Sempre que apresentamos os sintomas da dermatite acreditamos que ficamos com alergia a alguma coisa, porém a dermatite de contato (que os leigos chamam de alergia) ocorre apenas em alguns, casos específicos, na maioria das vezes, essas “alergias” que são recorrentes em nosso dia a dia são ocasionadas por fatores como estresse por exemplo.

Tipos de Dermatite

Visto que dermatite é o conceito que engloba toda inflamação ou inchaço ocasionado na derme, existem vários fatores que provocam esta situação, os principais e mais populares tipos de dermatite são:

O que e Dermatite

– Dermatite Esfoliativa: esta dermatite tem como principal característica a perda de pelos nas regiões afetadas, na maioria das vezes esta dermatite é ocasionada como efeito colateral do uso de algum medicamento, esta é uma das dermatites de maior risco de morte, sendo assim, é imprescindível que assim que você observar um dos sintomas ocasionados pela dermatite após ingerir um medicamento procure imediatamente um médico.

– Eczema: como principais características deste tipo de dermatite temos escamação de pele, cascas de ferida, muita coceira, queimação no local e também ressecamento, os eczemas apresentam várias classificações, a de maior importância dentre estas é a atópica, causada por agentes alérgicos, esta é característica em crianças de 0 a três anos, podendo voltar a aparecer por volta dos onze anos desta criança. Normalmente os principais fatores que causam a doença são: ovo, farinha de trigo e leite.

– Dermatite Crônica: esta dermatite normalmente é causada por fungos ou produtos químicos manuseados de maneira contínua, sendo assim, as áreas onde há o maior número de surgimento desta é nas mãos e nos pés.

Como combater a Dermatite

– Dermatite de Contato: a mais comum dentre as dermatites é a de contato, sendo ocasionada por certos produtos químicos, os sintomas podem surgir na hora ou após exposição ao Sol.

O Tratamento da Dermatite

Independente do tipo ou do grau que se encontre a dermatite, a medida mais cabível a ser tomada é procurar orientação médica, pois a dermatite pode começar simples e localizada e ir se espalhando e piorando conforme o tempo, tornando-se uma grave lesão cutânea, de forma grosseira, as dermatites que ocasionam o ressecamento da derme são tratadas com a utilização de óleos, já aquelas que tornam a pele oleosa são tratadas com cremes que ocasionam o ressecamento da pele.

Tratamento para Dermatite

As compressas frias e higienização do local são medidas que sempre são aconselháveis aos pacientes. Nos casos de dermatite ocasionadas por ingestão de alimentos o alimento responsável pela doença deve ser eliminado da dieta, não havendo cremes que resolam estes casos.

Recomendações aos Pacientes

Caso você observe que a sua pele está irritada, não coce o local, pois ao coçar, você irá piorar a lesão, pois retirará a oleosidade natural da pele e a cicatrização que já estava sendo feita.

Causas da Dermatite Tipos de Dermatite

Pesquisar
Artigos Relacionados