Suplemento Alimentar

links patrocinados

Suplemento Alimentar

Suplemento Alimentar

Sobre o Suplemento Alimentar

A busca por uma vida saudável e por um corpo perfeito chega a sair dos limites da normalidade. Pessoas utilizam substâncias que fazem mal ao organismo humano até mesmo achando que estão fazendo uso de alguma substância benéfica. Para saber o que realmente faz bem para o seu organismo, leia este artigo sobre suplemento alimentar.

Os suplementos alimentares são substâncias utilizadas por atletas e por praticantes assíduos de atividades físicas, principalmente se for musculação. Através do uso destes suplementos é possível adquirir nuntrientes essenciais, como proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas, etc. E eles têm a grande vantagem de possui pouca quantidade de gordura.

Exemplos de Suplemento Alimentar

No caso dos suplementos protéicos, alguns exemplos são albumina, whey protein, caseína, proteína de soja, levedura de cerveja, creatinina, etc. No caso dos carboidratos, existe a maltodextrina, a dextrose e os hipercalóricos em geral.

Utilidades do Suplemento Alimentar

Há muitas ideias errôneas sobre os suplementos alimentares. Algumas pessoas acham que eles são maléficos ao organismo. Outros consideram que eles são indispensáveis. Para desmitificar estas questões, é importante frisar que os suplementos alimentares servem para compensar uma dieta inadequada, aumentando a absorção dos nutrientes diários necessários que nem sempre é conseguido por conta da própria atividade física e pela vontade de se ter um efeito sobre a performance.

Mas também é bom deixar claro que estas carências do organismo precisam ser detectadas através de exames, principalmente porque há dois tipos de suplementos alimentares para aumentar a performance: os que não funcionam e os que são proibidos.

Portanto, os suplementos podem ser utilizado em treinos e competições quando o atleta tem dificuldade de ingerir a quantidade necessária de calorias, pretende diminuir o bolo fecal, existir a necessidade de pós-recuperação, quando o atleta passa por situação de restrição alimentar, etc.

Suplementos Alimentares mais conhecidos

Alguns exemplos de suplementos conhecidos são a cafeína, carnitina, aminoácidos isolados, BCAA, beta-hidroxi metil butirato, glutamina e creatina. Mas lembre-se: antes de utilizar qualquer destas substâncias, consulte o seu médico, faça os exames necessários e só então utilize-os com recomendação médica.

Suplementos Alimentares

Suplementos Alimentares

Sobre os Suplementos Alimentares

Os suplementos alimentares são substâncias que ajudam a manter ou aceleram a melhora da forma física de uma pessoa. Diferente da alimentação normal, os suplementos adicionam nutrientes na nossa comida.

É bom lembrar que os suplementos alimentares não devem substituir a nossa alimentação, os dois trabalham em conjunto para melhorar a nossa forma física. Com resultados visíveis, a ingestão de suplementos alimentares sempre dá um ânimo a mais para continuar os exercícios.

Utilização de Suplementos Alimentares

Para utilizar os suplementos alimentares é aconselhável consultar um médico especializado em medicina do exercício e um nutricionista para ambos avaliarem que tipo de alimentação é mais indicada para cada pessoa e o tipo de exercício que será realizado.

O uso excessivo desse tipo de substâncias pode causar sérios danos à saúde. Pessoas hipertensas e que tenham problemas gástricos não podem nunca utilizar suplementos alimentares.

Principais Suplementos Alimentares

As principais substâncias utilizadas como suplementos alimentares são: hiper calóricos, hiper protéicos, aminoácidos, termogênicos, antioxidantes e pré-hormonais. Veja abaixo uma breve descrição de cada um deles.

Hiper Calóricos: são aqueles com alta concentração de calorias, proteínas com alto valor biológico e carboidratos. Esses suplementos são indicados para quem quer ter hipertrofia muscular.

Hiper Protéicos: são os suplementos que priorizam as proteínas. Elas são responsáveis pela construção muscular e corpórea. Essas substâncias são ingeridas sempre após os treinamentos.

Aminoácidos: essa substância é responsável por formar as proteínas. Existem 22 tipos de aminoácidos diferentes e cada qual com a sua função específica dentro do organismo.

Termogênicos: são substâncias que aumentam a temperatura do corpo e assim queimam calorias mais facilmente e também ocasiona uma perca de apetite.

Antioxidante: esse tipo de substância não afeta diretamente o desempenho dos exercícios, mas é muito bom para a saúde de quem os pratica. Deve ser ingerido apenas por pessoas que se exercitam por mais de 40 minutos diários e quatro vezes por semana. O antioxidante libera os radicais livres, prejudiciais para quem pratica exercícios.

Pré-hormonais: essa substância está fazendo muito sucesso atualmente. Ela simplesmente faz com que a produção de hormônios corporais aumente.

Pesquisar
Artigos Relacionados