Pressão Alta

Pressão Alta

Pressão Alta

Sobre a Pressão Alta

Milhões de brasileiros sofrem de hipertensão arterial, a chamada pressão alta. Mas poucos sabem o que é exatamente essa doença, como ela pode ser tratada e o que fazer para evitá-la. Saiba tudo isso aqui.

Funcionamento do coração – Pressão Alta

Para entender a hipertensão arterial, é necessário saber como funciona o coração. Esse órgão bombeia o sangue para todo o corpo, que vai para os outros órgãos e tecidos através das artérias.

Quando o coração bate, ele dá um ‘empurrão’ e bombeia o sangue para as artérias. Esse movimento é chamado de sístole. Já aquele descanso entre uma batida e outra é chamado de diástole.

Esses dois movimentos fazem com que o sangue chegue com uma certa pressão às artérias; vem daí os números da pressão arterial. Eles são medidos por mmHg e o normal é ter, no máximo, pressão de 120/80 mmHg. Mas comumente diz-se pressão de 12 por 8. O número 12 refere-se à sístole e o 8 à diástole.

Quem tem pressão entre 12 por 8 e 14 por 9 é considerado em período de pré-hipertensão, ou seja, deve ficar alerta e cuidar para que esse quadro não evolua. Quem estiver com a pressão acima de 14 por 9 tem pressão alta.

Mas cuidado! Ter pressão acima de 14 por 9 uma vez apenas não caracteriza pressão alta. Isso porque os batimentos cardíacos modificam-se de acordo com atividades físicas, momentos de estresse, etc.

O melhor mesmo é, dando alguma alteração na medida da sua pressão, verificar outras vezes, em outras circunstâncias e ver se ela volta ao normal. Permanecendo o problema, vá ao médico.

Como evitar a pressão alta

A pressão alta é um problema crônico, ou seja, não tem cura. E quem tem casos na família deve estar mais atento. Seguem alguns cuidados necessários a todos, para que a pressão mantenha-se normal.

O primeiro passo é manter um peso saudável. O sobrepeso dificulta o bombeamento do sangue pelo coração, aumentando, assim, o ‘empurrão’ que o órgão deve dar ao sangue para que ele chegue às artérias. Isso danifica as próprias artérias e o coração, que começa a ficar atrofiado, facilitando a pressão alta.

Evitando a Pressão alta

Aliado à essa manutenção do peso, está a prática de atividades físicas. As melhores para o coração são as aeróbias, que melhoram o sistema circulatório e, de quebra, o pulmonar. Mas antes de começar a fazer essas atividades é necessária a visita a um médico, que pode dizer quais exercícios são melhores e com que frequência devem ser realizados.

A redução da quantidade de sal ingerida é a primeira e mais comum atitude para quem sofre de pressão alta. O sal colabora para que o organismo retenha líquidos e deixe o sangue mais espesso, dificultando sua passagem pelas artérias.

As bebidas alcóolicas, cigarros e gorduras também devem ser evitadas por quem tem pressão alta. Sucos, frutas, verduras e comidas naturais e saudáveis sempre são a melhor opção.

O estresse também faz mal ao coração, assim como a todo o organismo. Medidas relaxantes devem ser incluídas no dia-a-dia, assim como exames médicos regulares. O relaxamento melhora todo o funcionamento do organismo, enquanto que os exames podem atestar que tudo realmente anda bem.

Pressão alta e medicação

E, lembre-se: remédios só devem ser tomados com recomendação médica. Nada de achar que está com pressão alta e começar a tomar os medicamentos por conta. Isso pode acarretar sérios problemas.

GD Star Rating
loading...
Pressão Alta, Nota: 4.6 de 5 com 11 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados