Hipertensão arterial – sintomas, causas e tratamento para pressão alta ou hipertensão arterial

Hipertensão arterial – sintomas, causas e tratamento para a pressão alta ou hipertensão arterial

Muitas pessoas não sabem, mas uma das principais doenças que atingem os brasileiros é a hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta. Ela é uma doença cardíaca, que se não tratada corretamente pode levar a pessoa a ter infarto e até mesmo à morte. O governo federal disponibiliza remédios para hipertensão gratuitamente nas farmácias cadastradas e postos de saúde.

Sintomas

A pressão alta faz com que a pressão nas artérias que distribuem o sangue pelo corpo fique maior, o que pode limitar a passagem de sangue do coração e causar o infarto. Por isso é muito importante que a pessoa tenha uma alimentação saudável e monitore freqüentemente sua pressão arterial.

Antigamente era possível medir a pressão em farmácias, mas hoje a pessoa precisa ir até um hospital para fazer o teste. No entanto, existe uma alternativa, que é o monitor de pressão doméstica, onde a pessoa pode medir sua pressão diariamente. O monitor nada mais é do que uma bomba de pressão que é colocada no braço da pessoa.

Se você sentir algo estranho e verificar que sua pressão está diferente da habitual, vá logo para o médico pois pode ser algo grave. O problema da hipertensão é que ela não apresenta nenhum tipo de sintoma muito forte ou visível, por isso é considerada por muitos médicos uma doença silenciosa.

Um dos sintomas mais comuns que podem estar associados à hipertensão são enjôos, cansaços, dores de cabeça e tonturas. Se você estiver sentindo com alguma freqüência esses sintomas, procure um médico e faça uma bateria de exames para se certificar de que está tudo certo.

Causas e tratamento

A pressão alta é um problema que pode atingir a todos, mas ela se agrava com o passar dos anos. As causas mais comuns encontradas nas pessoas que desenvolvem a hipertensão são: estresse, obesidade, sedentarismo, hereditariedade, alcoolismo, abuso de sal nas refeições, entre outros.

O problema maior quando se fala em hipertensão é que ela não tem cura. A pessoa com essa doença deverá tomar remédios constantemente para combatê-la, além de ser acompanho pelo médico. O que ajuda a manter a pressão arterial estável é a prática de exercícios físicos aliada a uma refeição bastante balanceada. Lembre-se que o sal deve ser cortado da comida, bem como o álcool.

GD Star Rating
loading...
Hipertensão arterial - sintomas, causas e tratamento para pressão alta ou hipertensão arterial, Nota: 4.5 de 5 com 84 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


5 comentários em "Hipertensão arterial – sintomas, causas e tratamento para pressão alta ou hipertensão arterial"

  1. suely jacintho moreira 09/04/2009 às 12:59

    acho essa seção muito importante nos da uma visao melhor

  2. José Luciano Santos Ferreira 26/02/2009 às 15:30

    to sentindo dores de cabeças e tonturas frequentimente … tenho 24 anos ….. ja medir a pressão algumas vezes e deu alta …. quais os procedimentos a tomar !!!! aguardo respostas !!!

  3. Eduardo Moura Villanova 15/01/2009 às 16:07

    Meu triglicerides está c/ 360 muito alto o que eu devo fazer, se já faço minhas caminhadas diariamente?

  4. WANDA 06/12/2008 às 17:55

    Eu fiz aplicação de varizes hoje e quando acabou eu fiquei tonta, tive uma dor no meio dos dois peito, senti falta de ar e quase desmaiei.Minha pressão etava em 16 por 11.Isto é normal?

  5. Carlos Alberto da Silva 27/05/2008 às 01:07

    Algumtratamento natural para pressao alta?