Hipertensão arterial – sintomas, causas e tratamento para pressão alta ou hipertensão arterial

Hipertensão arterial – sintomas, causas e tratamento para a pressão alta ou hipertensão arterial

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença que atinge quase 20 milhões de brasileiros e que se define pela elevação dos níveis tensionais do sangue. Normalmente, ela acontece por duas razões: ou as artérias acabaram perdendo a capacidade de se contrair e dilatar, ou o volume de sangue se tornou mais alto do que o normal.

É comum que essa doença esteja relacionada com o excesso de peso. Tomando novamente o Brasil como exemplo, estima-se que metade das pessoas obesas sejam também hipertensas. Veja a seguir os sintomas, causas e tratamentos de pressão alta.

Quais os sintomas?

É importante ressaltar que, na maior parte dos casos, quando a pessoa chega a ter os sintomas que serão relatados a seguir, é porque a pressão já subiu bastante. Portanto, a melhor forma de prevenir é aferir a pressão arterial regularmente. Hoje em dia, com os aparelhos digitais, é fácil de fazer isso em casa.

Mas vamos aos sintomas da hipertensão arterial. Os principais e mais comuns são: dores na região do peito e de cabeça, tonturas, fraqueza, sensação de zumbido no ouvido, sangramento nasal e visão embaçada.

Quais as causas?

É difícil apontar com exatidão as causas que levam alguém a um quadro de hipertensão arterial, mas podemos falar em fatores de risco, ou seja, alguns elementos que favorecem o desenvolvimento dessa doença. São eles: hereditariedade; distúrbios no funcionamento da tireoide ou outras glândulas; obesidade; fumo; sedentarismo; sono insuficiente e/ou sem qualidade; diabetes; consumo excessivo de sal; estresse; colesterol alto; consumo de bebidas alcoólicas.

Perceba que boa parte desses fatores de risco estão relacionados a hábitos do dia a dia, que você pode mudar para evitar essas e outras doenças, tendo muito mais qualidade de vida!

Como é feito o tratamento de hipertensão arterial?

Antes de tratar, é preciso diagnosticar o problema e isso é feito aferindo a pressão com aparelhos próprios para essa finalidade. O médico vai avaliar se o paciente vai usar algum medicamento ou não, pois isso depende de cada caso.

No entanto, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis faz parte do tratamento de qualquer pessoa que sofra com hipertensão. Isso inclui reduzir a quantidade de sal usado no tempero dos alimentos; manter a diabetes sob controle (quando for o caso); abandonar o vício do fumo; diminuir o máximo possível o consumo de bebidas alcoólicas; praticar atividades físicas com regularidade; manter o peso considerado adequado (em algumas situações, o paciente é encaminhado ao nutricionista para fazer uma dieta supervisionada); evitar alimentos gordurosos e tentar aliviar um pouco o estresse, adotando momentos de lazer e aproveitando-os ao máximo.

Todas essas medidas já podem ser tomadas antes de se ter um diagnóstico de pressão alta, como forma de prevenir a doença.

Quais os tipos de hipertensão?

Existe mais de um tipo de pressão alta que uma pessoa pode ter. Na verdade, são estágios diferentes de uma mesma doença:

• Estágio 1: pressão arterial entre 140 por 90 e 160 por 100;
• Estágio 2: pressão arterial entre 160 por 100 e 180 por 110;
• Estágio 3: pressão arterial acima de 180 por 110.

Lembre-se: você jamais pode tomar medicamentos para controlar a pressão arterial sem a prescrição e acompanhamento de um médico especializado, porque isso pode ser muito perigoso. Procure um cardiologista e siga todas as orientações dele, para conseguir manter a pressão dentro dos níveis considerados adequados.

GD Star Rating
loading...
Hipertensão arterial - sintomas, causas e tratamento para pressão alta ou hipertensão arterial, Nota: 4.5 de 5 com 85 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados