DATASUS

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Tanto para o genro como a sociedade brasileira, a transmissão de informações é essencial para manter alguns setores públicos. Para a Saúde, isso se torna fundamental, por a partir da difusão de índices, é possível democratizar o acesso e também melhor pontos que apresentam falhas.

Para o Sistema Único de Saúde (SUS) se manter informado através de diretrizes que correspondam coma tecnologia disponível, foi criado o Departamento de Informática do SUS, conhecido como DATASUS. Para uma melhor sistematização, a partir de 2011, o DATASUS passou a integrar Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.

Funções DATASUS

A função primordial do DATASUS é possibilitar a troca de informações que busquem democratizar o atendimento ao SS bem como melhorar a sua gestão. Além disso, possui outras funções como regular e avaliação todas aas ações de informatização do sus, bem como desenvolver e utilizar novos sistemas de informação e tecnologia que busquem aprimorar o sistema.

Além disso, o DATASUS deve manter de forma organizar um acervo com banco de dados sobre as ações realizadas pela saúde bem como o atendimento as Politicas Nacionais de Saúde, informatizar sistemas interações para gestão institucionais, garantir que os gestores do SUS e demais órgãos tenham acessos a estas informações e criar programas que buscam a cooperação de tecnologia entre instituições de ensino e pesquisa.

Núcleos regionais DATASUS

Para poder se manter organizado da melhor forma possível, o DATASUS é integrado a partir de núcleos regionais. Dessa forma, cada região consegue transmitir as suas informações de forma isolada e afim de serem agrupadas para uma análise geral. Todos os estados do país contam com um núcleo de direção.

Informações DATASUS

Gravas ao DATASUS, o governo brasileiro pode disponibilizar para os cidadãos diferentes tipos de informações, sejam de cunho de saúde ou administrativa. Graças a essa iniciativa, as secretarias estudais e municipais podem desenvolver ações especiais que devem buscar melhorar tais índices como um reforço a saúde publica brasileira.

É possível conferir diferentes indicadores de saúde, de assistência, epidemiologias e morbidades, estatísticas, vitais, saúde suplementar, rede assistência, entre outros.

Datasus, Sigtap, Apac e Sisreg

Datasus, Sigtap, Apac e Sisreg

Sobre o programas

Para administrar a saúde pública no Brasil, o governo brasileiro conta com um vasto banco de dados, com informações fornecidas pelos próprios profissionais da saúde e por gestores locais. O que falta para resolver tantos problemas certamente não é informação.

O banco de dados do Sistema Único de Saúde é o DATASUS (Departamento de Informática do SUS), que possibilita um verdadeiro mapeamento da saúde pública no país.

O DATASUS é um órgão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde e trabalha com dados estatísticos sobre mortalidade, expectativa de vida, morbidade, epidemiologia, acesso a serviços, além de informações sobre a rede de assistência à saúde. (Confira também sobre o Datasus CNES)

São essas informações que deveriam subsidiar as análises da situação brasileira e, consequentemente, a tomada de decisões e a elaboração de programas de saúde.

SISREG e APAC

O SISREG é um sistema online de regulação, criado para gerenciar uma grande quantidade de informações sobre a rede de atendimento e assistência à saúde, desde a rede básica até a internação hospitalar. O objetivo do SISREG é permitir maior controle sobre o fluxo, otimizando recursos e humanizando os serviços prestados à população.

Já o APAC é o Sistema de Informação de Procedimentos de Alta Complexidade, que permite o monitoramento dos procedimentos alta complexidade do SUS. O sistema faz parte do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) e foi criado, em 1996, para registrar a produção, cobrança e pagamento desses procedimentos pelo SUS. São considerados procedimentos de alta complexidade, por exemplo, a terapia de substituição renal, a quimioterapia, a radioterapia e o uso de medicamentos excepcionais. A diferença do APAC para os outros sistemas de informação é que possui alto grau de detalhamento dos registros e outra forma de identificação do paciente.

SIGTAP

O SIGTAP é o Sistema de Gerenciamento de Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais, utilizado pelos profissionais que prestam serviço na área da saúde para conhecer procedimentos cobertos pelo SUS. Pode-se dizer que é uma tabela unificada em que são encontradas informações do SUS, devidamente atualizadas, e funciona como um instrumento para planejar, regular, avaliar e realizar auditorias.

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