DATASUS CNES

links patrocinados

DATASUS CNES

DATASUS CNES

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (mais conhecido como CNES) é um sistema de informática que visa informar e auxiliar a gestão das operações realizadas pelo sistema de saúde no Brasil. O Data SUS, por sua vez, é o nome do órgão que é responsável pelo departamento de informática do Sistema Único de Saúde no país. O principal objetivo é coletar e disseminar as informações específicas de cada posto, podendo resultar em um mapeamento geográfico quando se junta as informações das cidades, regiões ou estados, bem como do Brasil como um todo.

O Data SUS também é responsável pela criação de aplicativos e programas que ajudem a coleta desses dados, bem como de informações necessárias sobre a estrutura dos postos de saúde, hospitais e afins. Infelizmente, até o momento os dados do programa ainda não estão todos juntos para comparações e análises. Entretanto, todas as informações podem ser consultadas no site oficial do Data SUS para consulta pública, embora em alguns casos as informações não estejam atualizadas.

Com criação e implementação no ano de 2000, o sistema é uma realização de há muito tempo exigida pelos trabalhadores públicos da área de saúde. Esses relatórios ajudam a traçar um quadro do atendimento e da capacidade de gestão de cada posto. Alguns dos relatórios incluem dados sobre número de leitos, fluxo de clientela, equipamentos, turnos de atendimento, esferas administrativas, tipos de estabelecimento, contratos e convênios, atendimentos prestados, habilitações, regras contratuais, contrato de metas, hospitais de ensino, serviços especializados, ocupações, atividade de ensino.

Outros dados são específicos de consultas, como para quimioterapia (o que ajuda a traçar a quantidade de pacientes com câncer), bem como de hemoterapia e diálises, etc. Todas essas informações são essenciais para traçar que tipo de campanhas se deve fazer (sobre prevenção, sobre exames, sobre preconceito com determinadas condições, entre outras).

Relevância

O Data SUS serve como guia para consulta nacional do funcionamento do sistema, logo é também um tipo de transparência pública, seja para o cidadão comum, o usuário do SUS, os funcionários compararem o funcionamento, bem como para os meios de comunicação relatarem sobre as atividades recentes em comparação com outras regiões ou épocas (como o aumento de exames para a AIDS em comparação com os anos noventa, por exemplo).

Mais informações

Segundo dados oficiais da página do CNES, foram mais de quatorze milhões de acessos ao site, o que já ajuda a apontar a relevância e a procura por essas informações. Apenas em um dia, o acesso pode ultrapassar os cinco mil usuários. Dependendo do tipo de atualização ocorrida no site (como por exemplo a disponibilização de um novo programa ou mesmo uma nova versão para download), o número pode até mesmo quadruplicar, visto que essa notícia é amplamente divulgada nos circuitos da área de saúde e todos os profissionais optam por estarem o mais atualizado possível com relação às ações governamentais para poderem relatar de acordo com as atividades feitas. Caso tenha curiosidade ou precise de alguns desses dados, basta acessar o site oficial do Data SUS e clicar no tipo de informação que deseja, pois há uma variedade grande.

Fotos

Datasus CNESDatasus CNES
O Datasus é o órgão que é responsável pelo departamento de informática do SUSO Datasus é o órgão que é responsável pelo departamento de informática do SUS
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde

Pesquisar
Artigos Relacionados