Objetivo para Curriculum

Objetivo para Curriculum

Objetivo para Curriculum

A formulação de um currículo, para a maioria das pessoas, ocorre durante o último ano da faculdade, quando é iniciada a procura por estágios ou então oportunidades de trabalho para depois da conclusão do curso. Em outros casos, pode ser ainda antes, durante ou logo após o ensino médio, devido a necessidade ou vontade de trabalhar durante o período de graduação superior.

Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ingressar em uma universidade ou curso técnico, o currículo terá maiores limitações, mas todos eles tem algo em comum: devem destacar suas habilidades, experiências e convencer a empresa ou a pessoa responsável pela contratação de que você é o candidato ideal para aquela vaga.

Fórmula perfeita para currículo

Infelizmente, isso não existe. Mas é possível seguir alguns padrões que são considerados universais para que você não seja descartado apenas pela aparência ou formato de apresentar suas informações: utilize folha branca (ou reciclada), sem enfeites e muito menos com aromas. No cabeçalho, coloque dados gerais, como nome completo, data de nascimento, cidade de nascimento e cidade onde está localizado, além de endereço físico e eletrônico (email), telefone fixo e celular.

Se você utiliza redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros, é um plus incluir – a não ser que você utiliza frequentemente fazendo críticas ao seu trabalho atual, posicionamentos políticos ou posta conteúdos indevidos. Nesse caso, se policie sobre isso ou então altere seu nome de usuário para algo neutro, sem seu sobrenome, por exemplo. Depois, faça uma breve apresentação sobre seu perfil: formação acadêmica, disciplinas que mais despertam seu interesse, áreas de atuação que mais te atraem, bem como três ou quatro características que são pontos fortes (pontualidade, gostar de trabalhar em grupo, possibilidade de mudança, ter sido líder em projetos anteriores, experiências de destaque).

O próximo passo deve incluir a sua experiência profissional – inclua aqui estágios, trabalho voluntário (com uma breve justificativa sobre como se interessou pela instituição, quanto tempo trabalho e como contribuiu para sua formação), experiências de intercâmbio, além de toda e qualquer prática remunerada – ainda que não necessariamente esteja relacionada com a sua graduação, mas essa regra só vale se você é recém formado. Se você tem vinte anos de experiência em uma empresa de contabilidade, falar sobre seu trabalho de jardinagem aos quinze anos de nada adianta.

Finalizando

O restante do currículo precisa incluir: suas atividades extracurriculares, o que inclui a participação em projetos de pesquisa e extensão na universidade, se obteve algum tipo de bolsa, se apresentou trabalhos, participou de congressos, enviou artigos, etc. Obviamente, não inclua tudo o que fez, opte apenas pelo que se destaca nos quesitos profundidade e qualidade (e o quanto contribuiu para que você possa falar da experiência). Essas atividades práticas irão se destacar principalmente se estiverem relacionadas com a área de atuação da empresa ou com a função que você deseja exercer.

Por último, fale sobre suas outras habilidades e cursos complementares, como de línguas (inglês é fundamental, enquanto que outras sempre são influências positivas), experiência com computadores (funções básicas do pacote Office, saber produzir conteúdo para diferentes redes sociais, etc.), ter conhecimento em contabilidade, entre várias outras. Por fim, se desejar, fale um pouco sobre hobbies e interesses de forma breve, podendo ser uma forma de iniciar a entrevista posteriormente ou mesmo uma forma de quebrar a formalidade do currículo. Não ultrapasse duas páginas de informações.

Fotos

Confira Fotos do Objetivo para Curriculum:

Objetivo para curriculumObjetivo para curriculum
CurriculumCurriculum
Coloque as suas informações principais no curriculumColoque as suas informações principais no curriculum

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados