Como usar o FGTS para comprar um imóvel

links patrocinados

Como usar o FGTS para comprar um imóvel

Como usar o FGTS para comprar um imóvel

O sonho da casa própria sempre acompanhou os brasileiros que desde sempre buscaram um espaço para chamar de seu, um cantinho para descansar ou para receber os amigos. Esse sonho nunca esteve tão perto principalmente dos brasileiros que compõem as classes C e D, do que está atualmente. Com os programas do governo federal as chances de comprar a casa própria aumentaram significativamente, além disso o setor de construção civil apresentou um crescimento considerável nos últimos anos e os bancos estão oferecendo melhores condições para a realização de financiamentos de imóveis. Com isso uma das alternativas para contribuir na compra da sua casa ou apartamento é a utilização do seu FGTS– Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Como funciona

Existem várias formas para utilizar o seu FGTS na compra do seu imóvel, primeiro pode usá-lo como valor inicial do imóvel, pode usa-lo para quitar todo o valor do imóvel, pode utilizar o FGTS também para fazer o pagamento parcial das parcelas uma a uma ou para quitar o saldo que está devendo.
Para utilizar o FGTS precisa estar atento também algumas exigências relacionadas ao FGTS, colocadas pela Caixa Econômica Federal. Para utilizar esse valor é preciso que já tenha feito a contribuição com o FGTS, no mínimo de três anos, podendo ser consecutivos ou não;
O cliente não deve ter qualquer tipo de financiamentos abertos no SFH- Sistema Financeiro de Habitação, não pode possuir nenhum imóvel mesmo que esteja sendo construído. Além disso, o valor total do imóvel não pode ultrapassar os R$ 500 mil.
Outro quesito de suma importância é o local em que a casa ou apartamento será financiada, que deve ser apenas no munícipio onde o cliente reside.

Requisitos para usar o FGTS

Como utilizar o FGTS para comprar um imóvel

Vale lembrar também que o FGTS só pode ser utilizado no caso de residência, não podendo ser utilizado para estabelecimentos comerciais, e só pode ser aplicado em novas construções, ampliações ou reformas que não se enquadram neste tipo de financiamento. Outra exigência é quanto ao terreno, o valor só é liberado caso o espaço esteja disponível para que o imóvel seja construído de imediato.
Depois de se enquadrar nas exigências mostradas, quando o comprador possui o valor inicial do financiamento mas deseja utilizar o FGTS para abater, ou quitar do valor das parcelas, o banco requer também.

Compre seu imóvel com o FGTS

Requisitos para utilizar o FGTS

Que o contrato seja realizado no nome do titular do financiamento, precisa ser registrado oficialmente no órgão responsável por registrar imóveis, onde deve constar todos os nomes das pessoas envolvidas na negociação.
Para utilizar o valor do FGTS no saldo devedor, o titular precisa manter as parcelas do contrato pagas regularmente e ter o FGTS inutilizado nos anos anteriores.
Saiba que com o FGTS você pode diminuir o v alor das prestações até 80% a menos, aplicando o valor em no máximo 12 parcelas seguidas , incluindo também parcelas atradas. Quando encerrar o período de um ano pode recomeçar a abater as próximas prestações, você poderá utilizar esse recurso até utilizar todo o valor disponibilizado no FGTS.
Casto você não faça o custeamento na Caixa Econômica Federal, banco que oferece o Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, você pode utilizar outras opções de financiamento em outros bancos. Porém terá que custear alguns valores de taxas para o uso do Fundo, isto porque a empresa escolhida por você deverá pagar os gastos com a Caixa Economica Federal.

Exigências para utilizar o FGTS Utilizando o FGTS para comprar imóveis

Pesquisar
Artigos Relacionados