Planilha de Gastos

links patrocinados

Planilha de Gastos

Planilha de Gastos

A planilha de gastos é um recurso fundamental na organização de contas e responsabilidades em qualquer orçamento – principalmente entre aqueles que estão com dívidas e procuram uma solução para sair do vermelho.

Planilha de Gastos – Organização é Fundamental

Organizar suas contas e compromissos financeiros é fundamental para não perder tempo nem dinheiro e para manter o controle, principalmente se você pretende adquirir um bem ou se está economizando para algum fim, ou ainda se está passando por um momento de crise.

É claro que homens, mulheres e crianças possuem gastos diferenciados e necessidades próprias. Contudo, todas as despesas mensais devem ser registradas e acompanhadas através da planilha de gastos. Mais que uma tabela com os valores de contas e despesas, a planilha de gasto é um hábito que os brasileiros cada vez mais vêm adotando.

Muitas vezes gastamos dinheiro com contas e despesas que nem lembramos, que nem temos noção – por impulso e pela falta de organização, o dinheiro some sem que você se dê conta. A planilha de gastos é uma ferramenta aplicada à educação financeira e às práticas de planejamento domiciliar ou individual.

Como Criar uma Planilha de Gastos

Controle de Gastos

Você pode criar sua planilha de gastos diretamente no Excel – o programa tem fórmulas, gráficos e outros recursos para administrar melhor suas informações e calcular seus investimentos. Uma simples tabela do Word também já estaria de bom tamanho para aquelas pessoas que estão iniciando o seu acompanhamento. Se você não tiver paciência para atualizar através do computador suas entradas e saídas relativas aos gastos, basta ser aplicado e colocar tudo na ponta do lápis.

Com o avanço da tecnologia, aplicativos e sites próprios para o gerenciamento de suas finanças trazem grandes vantagens em planilhas de gastos que podem ser atualizadas a qualquer hora, de qualquer lugar. Basta ligar o celular ou o computador e acessar suas informações. Pesquise a ferramenta que mais se aplique as suas condições.

Quais informações devem constar em sua planilha de Gastos

Planilha de consumo

Faça uma tabela com todos os meses do ano. Inicialmente, insira as informações sobre a renda familiar (salários, 13º salários, férias, retirada de poupanças, retirada de aplicações, renda extra, empréstimos fixos e outros). Em outra célula, insira as informações sobre a habitação (aluguel/prestação, condomínio, IPTU, energia elétrica, telefone, gás, TV por assinatura, internet, reformas e consertos, empregada doméstica ou diarista, lavanderia, supermercado, etc.).

A seguir, introduza as informações acerca da saúde familiar ou individual (plano de saúde, médico/psicologia, dentista, medicamentos, etc.). Informe em outra célula as informações acerca de transporte (combustível, metrô, ônibus, etc.). Insira separadamente, em outra célula, gastos com o automóvel (prestação, seguro, lavagens, IPVA, mecânico, etc.).

Em Despesas Pessoais, transcreva todos os seus gastos individuais (vestuário, higiene e beleza, cabeleireiro, celular, cursos, refeições, academia, etc.). Em outra célula, insira todas as informações sobre os gatos com lazer (restaurantes, livraria, passeios, bares, hotéis, clubes, locadora de DVD, compra de CDs, etc.). As informações de cartão de crédito e banco devem vir separadamente (IOF, Mastercard, Visa, American Express, Seguro Cartão, taxas bancárias, etc.). Por fim, insira as despesas com dependentes (escola, vestuário, faculdade, mensalidades, seguro e plano de saúde, cursos e atividades extras, mesadas, etc.).

Despesas pessoais

Se realizar essa descrição através da tabela de Excel, abaixo de todas as informações devem constar os totais, saldos, rendimentos, saldo acumulado, etc.

Economia

Com o tempo você irá perceber as vias de gastos inúteis e verá que cada Real poupado em cada setor do orçamento, surtirá em uma boa quantia. Enxugar as contas só é possível quando se tem noção do panorama dos gastos fixos e excedentes, e a planilha de gastos é uma ferramenta muito importante para qualquer orçamento.

Cuidar das financas Resumo financeiro

Pesquisar
Artigos Relacionados