Fases da Lua

links patrocinados

Fases da Lua

Fases da Lua

A Lua é o único e o maior satélite natural da Terra, estando situada a cerca de trezentos e oitenta mil quilômetros de distância de nosso planeta. A superfície da Lua é formada por cristais de gelo, ilmenita, um mineral capaz de gerar oxigênio quando exposto ao calor, rocha e poeira fina e apresenta depressões, crateras e enrugamentos.

A Lua é responsável, em conjunto com o Sol, por influenciar as marés por conta da gravidade. É como se a Lua puxasse os oceanos para si e a força dos mares é maior ou menor dependendo da distância da Lua no momento. O Sol também exerce influência sobre as marés, mas atua com menos força por estar mais distante. De acordo com especialistas, as marés altas ocorrem quando Sol e Lua estão situados no mesmo lado da Terra, intensificando as forças.

O primeiro homem a pisar na Lua foi Neil Armstrong, um astronauta norte-americano, que desembarcou em vinte de julho de 1969. Nos anos seguintes vários outros astronautas dos Estados Unidos também deixaram suas marcas no satélite natural. O programa Apolo, que coordenou estas expedições, teve duração de cinco anos e ao todo aconteceram seis missões de pouso na Lua.

Surgimento da Lua

Fases Lua

Há diversas teorias sobre o surgimento da Lua, mas a mais aceita delas, chamada de fenômeno Big Splash, afirma que o satélite surgiu após o planeta Theia, que tinha o mesmo tamanho de Marte, se chocar com a Terra. A colisão destruiu por completo o planeta Theia e fez com que diversos pedaços de rocha líquida fossem expulsos da estrutura, que em seguida foram condensados em um só corpo e então aprisionado pela força gravitacional da Terra.

Alguns astrônomos acreditam que a Lua se desprendeu de uma massa incandescente de rocha liquefeita primordial por meio da força centrípeta, enquanto que outros profissionais da área creem que antigamente haviam dois satélites naturais orbitando a Terra. O maior, de acordo com eles, seria a Lua e o menor, após se chocar com a Terra, teria formado as massas continentais.

Fases da Lua: saiba mais

Estudos da Lua

Existem, basicamente, quatro fases principais da lua, entre elas nova, quarto crescente, quarto-minguante e cheia.
A Lua leva vinte e nove dias e meio para dar uma volta completa no planeta Terra. Enquanto a Lua orbita em torno da Terra, ela passa por um ciclo de fases e cada fase da Lua representa o quanto do espaço iluminado pelo Sol está na direção na Terra.

A fase de Lua Nova acontece quando a Lua e Sol estão na mesma direção em relação à Terra. Durante este período a face visível da Lua não é iluminada pelo Sol, aparecendo somente durante o dia e se pondo quase que ao mesmo tempo que o Sol. À medida que os dias vão passando, a fase visível vai recebendo luz solar a partir da borda oeste.

Tipos de Lua

Na Lua Crescente a Lua e o Sol estão distantes cerca de 90° em relação à Terra e o que se vê de nosso planeta é um semicírculo com a parte convexa apontada para o oeste.

Quando ocorre a fase de Lua Cheia, toda a parte visível do satélite natural é iluminada pelo Sol e a Lua pode ser vista durante boa parte do dia e também à noite. Quando ocorre esta fase, Sol e Lua estão distantes, em direções opostas, 180° em relação à Terra.

Na fase de Quarto Minguante, Lua e Sol estão a aproximadamente 90° de distância à oeste. Da Terra, podemos ver um semicírculo com a parte convexa apontando para o leste.

Surgimento da Lua Tamanho da Lua

GD Star Rating
loading...
Fases da Lua, Nota: 4.2 de 5 com 45 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados