Caixa

links patrocinados

Caixa

Caixa

A Caixa Econômica Federal, conhecida simplesmente como Caixa, é uma instituição financeira do Brasil, que completou 150 anos em 2011 e faz parte do Ministério da Fazenda. A Caixa é um banco público, autônomo, e que possui milhares de agências e postos de atendimento em todo o território nacional.

História da Caixa

A Caixa foi fundada em 12 de janeiro do ano de 1861, pelo então rei do Brasil Dom Pedro II, sob o nome de Caixa Econômica e Monte de Socorro. A instituição surgiu com o propósito de incentivar o povo brasileiro a fazer uma poupança e também a proporcionar empréstimo através do penhor de objetos pessoais, assegurado pelo governo do Império.

O banco com a garantia do Império era o que diferenciava a Caixa dos outros bancos da época, que não ofereciam nenhum tipo de segurança às pessoas que faziam seus depósitos.Outra diferença é que desde aquela época a Caixa era conhecida pelos juros mais baixos do que os concorrentes, que geralmente abusavam dos depositantes.

Os fatores apontados acima fizeram com que a Caixa fosse se popularizando entre as camadas mais populares da sociedade brasileira, entre elas a dos escravos. Eles podiam poupar suas economias para a carta de alforria e seu montante podia ser depositado na instituição. Já o penhor de objetos entrou em vigor somente em 1934, quando Getúlio Vargas, presidente em exercício na época, permitiu esse tipo de transação bancária, quebrando outras instituições financeiras particulares que cobravam excessivos juros pelo serviço.

A Caixa é o banco mais antigo do Brasil e o único que nunca cessou suas atividades durante esses 150 anos.

Caixa hoje

Apesar de estar no mercado há mais de um século e meio, a Caixa não perdeu o foco no social. Embora esteja focada em grandes transações comerciais, a instituição ainda é a principal responsável por efetuar a distribuição de renda oferecida pelos programas sociais do governo e de garantir acesso a demais benefícios. Alguns dos serviços sociais oferecidos pela Caixa são: PIS (Programa de Integração Social), seguro-desemprego, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), carta de crédito e outros serviços para habitação popular.

Além desses serviços, a Caixa é a responsável pelos sorteios e pagamentos dos jogos lotéricos, que estão divididos da seguinte forma: o mais famoso, a Mega-Sena, Quina, Lotofácil, Timemania, Loteca, Loteria Federal, Loteria Instantânea, Lotogol, Dupla Sena e Lotomania.

Para conhecer mais sobre a Caixa Econômica, localizar uma agência mais próxima, verificar em quais localidades estão disponíveis pelo menos um posto de atendimento da instituição, além dos demais serviços e tarifas, basta acessar o site disponível na internet. Lá o cidadão fica por dentro de tudo o que a Caixa Econômica pode oferecer para você!

Fotos

Caixa Caixa
Caixa Econômica FederalCaixa Econômica Federal
A Caixa é responsável pelos jogos lotéricosA Caixa é responsável pelos jogos lotéricos

caixa cultural

Caixa Cultural

Sobre a Caixa Cultural

Essa é uma iniciativa da Caixa Econômica Federal com o objetivo de preservar a cultura nacional e ainda fazer um serviço de divulgação dentro no nosso país. Diante da riqueza da cultura brasileira, a Caixa se viu em uma condição favorável de patrocinar a produção e realização de eventos relacionados a teatro, música, artes plásticas, artesanato e fotografia.

Como forma de estimular a cidadania e promover a inclusão social, a Caixa encabeça também projetos sociopedagógicos com crianças de escolas públicas por todo o Brasil, com pessoas da melhor idade e com os portadores de cuidados especiais.

Espaços Culturais

Para amparar as iniciativas de forma mais presente, a Caixa resolveu criar espaços culturais, com salas de cinema, teatro e galerias de arte. As capitais contempladas com os centros de cultura são Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Recife.

Segundo o site oficial Caixa Cultural, a instituição acredita que estimular e apreciar a arte e a cultura nacional é uma maneira de valorizar a pluralidade e diversidade das próprias pessoas, que representam a forma, a expressão e diversidade artística de nossa gente.

Apoio ao Artesanato

Um dos projetos ajudados pela Caixa é o Programa de Apoio ao Artesanato Brasileiro. A produção de artesãos no Brasil é infinitamente grande e rica, porém muitas vezes não chega a ser vista por grande parte da população.

Objetivando a visibilidade de tais trabalhos é que a partir de 2003 foi criado o Artesanato Brasil com Design. Esse projeto já chegou mais 80 comunidades brasileiras com a realização de dezenas de oficinas, que ao todo auxiliaram mais de 1000 artesãos.

Cultura viajando

O projeto que explora as artes plásticas é o Caixa Itinerante. As obras pertencentes ao acervo do banco são levadas para serem expostas nos espaços culturais da Caixa e também em museus públicos. Assim, o público pode ter acesso à arte com o incentivo de não pagar nada por isso.

As pessoas entram gratuitamente para conferir pinturas de Lasar Segall, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Portinari, entre outros. Além de percorrer algumas capitais brasileiras, em 2006, a Caixa Itinerante esteve nas cidades de Maringá (no Paraná) e Ipatinga (em Minas gerais).

Pesquisar
Artigos Relacionados