BCB

links patrocinados

BCB

BCB

Sobre o BCB

O Banco Central do Brasil é um dos responsáveis por assegurar a estabilidade do poder de compra da nossa moeda e, assim, contribuir para a solidez e eficiência do sistema financeiro. A instituição é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda.

As principais atribuições do banco incluem a condução das políticas monetária, cambial, de crédito e de relações financeiras com o exterior. Também deve regular e supervisionar o Sistema Financeiro Nacional e administrar o sistema de pagamentos e o meio circulante. Por fim, a instituição atua como Secretaria-Executiva do Conselho Monetário Nacional, sendo responsável por tornar suas resoluções públicas.

Relações financeiras

O Banco Central não proporciona empréstimos ou financiamentos diretamente para os cidadãos brasileiros, pois não constitui um banco comercial. Seu relacionamento financeiro é exclusivamente com as instituições financeiras.

Para fazer empréstimos e financiamentos junto a essas instituições, o consumidor deve observar os termos contratuais e as taxas de juros incidentes. Além disso, é importantíssimo que o consumidor verifique se a instituição é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central. O BC recomenda ainda não contrair empréstimos junto a empresas desconhecidas, que oferecem muitas vantagens e facilidades.

É importante mencionar também que a instituição não interfere em contratos entre os bancos e o cliente, nem com relação ao crédito concedido, nem às condições financeiras, prazos ou renegociação.

Instituições supervisionadas

O Banco Central é responsável por supervisionar os bancos comerciais, bancos cooperativos, bancos múltiplos, cooperativas de crédito, sociedades de arrendamento mercantil, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, agências de fomento, companhias hipotecárias e vários outras instituições econômicas.

Qualquer reclamação e denúncia contra instituições desse tipo, portanto, podem ser feitas junto ao Banco Central. A atuação do BC quanto a essas reclamações e denúncias tem como objetivo verificar o cumprimento de leis e regulamentações, de acordo com a sua competência. Reclamações relacionadas a problemas individuais devem ser feitas ao Procon ou através da Justiça.

Agências Caixa

Agências Caixa

Agências Caixa

Sobre as Agências Caixa

Para fazer suas transações bancárias, depósitos, pagamentos, transferências e consultas você pode ir direto a um caixa eletrônico e realizar as operações com segurança e comodidade. Mas, se você precisa movimentar uma grande quantia de dinheiro, ou ainda realizar outra operação bancária, procure uma agência da Caixa Econômica Federal!

A Caixa é um banco nacional que está presente em todo o Brasil. No total são 2.207 agências, que contam com toda a estrutura necessária para atender a população. Nas agências da Caixa, você não só faz seus serviços bancários como também pode receber os benefícios do Governo Federal, verificando a situação de seu FGTS, PIS e Seguro-Desemprego.

Além de todas as facilidades que as agências da Caixa oferecem, 419 delas também são habilitadas para trabalhar com Penhor – isso possibilita que você faça aplicações, solicite empréstimos, contrate financiamentos, aquira títulos de capitalização, seguros, planos de previdência, entre muitas outras coisas.

Para esclarecer dúvidas sobre qualquer uma dessas operações ou consultar a melhor forma de financiar suas dívidas, fazer seus empréstimos e investimentos, consulte um gerente do banco da Caixa Econômica Federal. Ele saberá ajudá-lo a solucionar suas questões.

Onde encontrar agências caixa

Se você ainda não sabe onde fica a agência da Caixa Econômica na sua região, ou se está viajando e não consegue encontrar o banco, existe um serviço de busca disponível na página online da Caixa. Mais um serviço para facilitar sua vida.

Para utilizá-lo, basta clicar no link Encontre a Caixa, e digitar o tipo de unidade que deseja localizar (agência da Caixa, lotérica, casa de penhor, etc.), a UF, o Município e o Bairro. O sistema encontrará a agência mais próxima de você.

No site da Caixa também é possível encontrar diversas outras opções e informações mais detalhadas sobre as facilidades que o banco oferece para você. Não perca tempo, acesse já o site do banco que acredita nas pessoas.

Pesquisar
Artigos Relacionados