Virose – sintomas, causas e tratamento das viroses

links patrocinados

Virose

Virose – Sintomas causas tratamento virose

É muito comum ao sentir-se mal, procurar um médico e ser diagnosticado com virose. Crianças e adultos podem ter essa doença cujos sintomas aparecem de uma hora para a outra. Como a saúde deve estar sempre em primeiro lugar, é importante saber detalhes sobre os sintomas, causas e tratamentos das viroses.

O que é virose?

É preciso esclarecer que toda e qualquer doença provocada por um vírus pode ser chamada de virose, então, ela recebe essa nomenclatura enquanto o vírus não é identificado. A catapora, por exemplo, é uma virose, porque é causada por um vírus.

No entanto, o termo virose acaba sendo mais utilizado para se referir às gastrointestinais, ou seja, que são provocadas por um vírus que afetam o trato digestivo. É nesse sentido que nós vamos trazer informações, ou seja, sobre as viroses gastrointestinais.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas mais característicos de uma virose gastrointestinal são os seguintes:

• Enjoo;
• Náusea.
• Diarreia.
• Dores abdominais.
• Dores musculares.
• Possível falta de apetite.
• Possível febre.

Quem é vítima desse tipo de virose, costuma ter esses sintomas (não necessariamente todos eles) durante um período que vai de 3 a 5 dias. Muita gente não dá muita importância, mas isso é um erro, porque a virose pode ser grave.

Afinal, quando a diarreia e o vômito são excessivos, a pessoa pode perder nutrientes e ficar desidratada.

Lembre-se: por ser uma doença transmitida por vírus, a virose é contagiosa. Embora os vírus se espalhem pelo ar, é mais fácil contraí-la pelo contato com outras pessoas e secreções.

Qual é a causa?

O Norovírus é o mais comum quando se trata de virose gastrointestinal e é popularmente conhecido pelo nome de rotavírus. Durante o verão, a causa mais comum é a ingestão de água ou de alimentos que estejam contaminados pelo agente. Já durante o inverno, as pessoas se concentram em lugares fechados e acabam contraindo o vírus que está no ar.

Mas, como dissemos, a forma mais fácil de ter essa virose é por meio do contato com pessoas que estão com o vírus.

Qual é o tratamento?

No geral, não há uma forma específica de tratar a virose e ela tende a permanecer por quatro ou cinco dias. Nesse período, é necessário tomar muita água e procurar ter uma boa alimentação, leve e balanceada. Assim, é possível repor a água e os nutrientes que são perdidos na diarreia e vômito. Fazer repouso também é essencial.

Prefira alimentos que possam ser facilmente digeridos, como frutas, legumes, verduras, e carnes magras cozidas. Evite os produtos gordurosos, industrializados e muito condimentados.

Para evitar entrar em um quadro de desidratação, uma dica é preparar o soro caseiro, com um litro de água filtrada ou fervida, misturada com uma colher de sopa de açúcar e uma colher de chá de sal. Esse um litro pode ser ingerido ao longo do dia, em pequenas doses, nas mesmas proporções do vômito ou da diarreia. O soro caseiro só dura 24 horas, depois é preciso preparar uma nova receita.

Também é possível prevenir a virose com algumas atitudes simples no cotidiano: lavar as mãos sempre após ir ao banheiro ou antes de fazer as refeições; nunca ingerir alimentos ou bebidas cuja procedência não se conheça e tomar água filtrada ou fervida.

Ao perceber os primeiros sintomas de virose, é sempre bom procurar um médico e seguir as suas orientações.

GD Star Rating
a WordPress rating system
Virose - sintomas, causas e tratamento das viroses, Nota: 4.0 de 5 com 144 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados