Vegetarianismo

links patrocinados

Vegetarianismo

Vegetarianismo

Vegetarianismo é o nome da dieta alimentar que exclui todos os tipos de carne (boi, frango, porco, carneiro, peixe e frutos do mar) da alimentação, além de seus derivados. A alimentação consiste basicamente de frutas, verduras e legumes.

História do Vegetarianismo

A origem do vegetarianismo está na filosofia indiana, que foi trazida até o Ocidente pela doutrina pitagórica. A noção do vegetarianismo tradicional está ligada a questão de pureza do corpo e a contaminação.
Já o fato de se não comer carne por motivos solidários e morais pela vida dos animais é bem recente e começou em alguns países europeus em meados do século XIX. Já a questão ética do vegetarianismo, ou seja, não consumir carne por respeito a vida animal, é datada da Antiguidade.
Podemos considerar que a militância sobre o vegetarianismo no Ocidente começou a partir dos trabalhos de Anna Kingsford. Após seis anos dedicados ao estudo, ela concluiu sua tese sobre a alimentação vegetal humana em 1880, em Paris. Na obra, ela expõe os benefícios de se comer apenas frutas verduras e legumes e levou esse conhecimento a vários países europeus.

Tipos de vegetarianismo

Existem seis formas distintas de dietas vegetarianas. Cada uma corresponde a inclusão ou ausência de um tipo de alimentação com base em animais. São elas: semivegetarianismo, ovolactovegetarianismo, lactovegetarianismo, ovovegetarianismo, vegetarianismo semi-estrito e vegetarianismo estrito.

Semivegetarianismo: a dieta semivegetariana não pode ser considerada como um regime vegetariano propriamente dito, já que ela exclui apenas o consumo de carne vermelha, como a de boi e a de porco, permitindo o consumo de carne branca, de peixes e frangos.

Ovolactovegetarismo: esse tipo de dieta exclui todos os tipos de carne, vermelha e branca, mas permite o consumo de seus derivados, como ovos e derivados do leite.

Lactovegetarianismo: a dieta tradicional da população que vive na Índia. Ela não permite o consumo de carne e de ovos, podendo apenas consumir os derivados do leite, além dos vegetais.

Ovovegetarianismo: dieta que permite apenas o consumo de vegetais e ovos, com a ausência de carne e dos derivados do leite.

Vegetarianismo semiestriro: essa dieta exclui praticamente todos os alimentos de origem animal, exceção feita apenas ao mel.

Vegetarianismo estrito: também conhecido como vegetarianismo verdadeiro, o estrito exclui todos os tipos de alimentos derivados de animais. Esse tipo de dieta geralmente é confundido com o veganismo, mas apesar de parecidos os dois termos são diferentes. O vegetarianismo consiste apenas em uma questão alimentar, já o veganismo tem como base os princípios éticos e de respeito aos direitos dos animais.

Nutrição no vegetarianismo

A dieta vegetariana possui suas vantagens e desvantagens. Quem opta pelo consumo de apenas verduras, legumes e frutas ingere altos índices de fibras dietéticas, carboidratos, potássio, magnésio, folato, fitoquímicos e antioxidantes (vitaminas C e E). Além disso, esse tipo de alimentação evita o colesterol e a gordura saturada.
Entretanto, por não comer carne, os vegetarianos apresentam baixos índices de vitamina D, vitamina B12, selênio, cálcio, ferro, iodo e zinco, o que pode causar efeitos nocivos no nosso organismo.

Fotos

Confira Fotos do Vegetarianismo:

VegetarianismoVegetarianismo
Os vegetarianos comem frutas, verduras, legumes e cereaisOs vegetarianos comem frutas, verduras, legumes e cereais
Pratos vegetarianosPratos vegetarianos

Pesquisar
Artigos Relacionados