Vegan

links patrocinados

Vegan

Vegan

Vegan são as pessoas que praticam o veganismo, que é uma filosofia de vida que tem como base em convicções éticas acerca dos direitos dos animais.

Os vegans evitam qualquer tipo de exploração de animais e abuso dos mesmos por meio de boicote a produtos e atividades que envolvam a exploração de animais.

A preocupação com os direitos dos animais é um fator crescente no mundo moderno. Já em 1997, uma pesquisa apontou que 3% da população norte-americana não haviam utilizado nenhum produto que possuía origem animal nos últimos dois anos. Dez anos depois, em 2007, 2% da população do Reino Unido já se declaravam veganos.

Como os vegans pregam o direito pela vida dos animais, os simpatizantes do movimento também não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal e são vegetarianos estritos. Estudos apontam que pessoas que se alimentam de comidas de origem animal possuem mais chances de desenvolverem doenças degenerativas, como, por exemplo, doenças do coração. E uma dieta vegetariana é adequada para todos os estágios da vida, além de evitar as doenças degenerativas. Entretanto, uma dieta vegetariana mal planejada pode conter deficiência em produtos importantes para a vida, como a vitamina D, vitamina B12, cálcio, ferro, iodo e ômega 3.

O termo vegan foi criado em uma reunião envolvendo seis pessoas, organizada por Donald Watson em 1944. Essas pessoas faziam parte da sociedade vegetariana da época, mas por divergências deixaram o grupo e decidiram criar uma nova sociedade com um termo novo para defini-los. A palavra vegan é uma corruptela de ‘vegetarian’, em inglês, com o uso das três primeiras letras e das duas últimas para se formar vegan. Em português, o termo é conhecido como vegano e possui a mesma forma, mas com as três primeiras e as três últimas letras da palavra ‘vegetariano’.

Ideologia Vegan

O princípio ideológico dos vegans é boicotar qualquer tipo de produto de origem animal, incluindo alimentação, além de produtos que são testados em animais, como alguns cosméticos. Qualquer forma de exploração animal é completamente vetada pelos vegans.

Para o vegano, cada animal é dono de sua própria vida e não podem ser tratados como propriedade. Ou seja, os vegans fazem uma analogia entre racismo, especismo, sexismo e outras formas de discriminação e preconceito. Assim como na relação entre homem branco e negro e homem e mulher.
Com relação ao vestuário, os vegans evitam qualquer tipo de artigos de lã, couro, pele, seda e camurça, além de adornos de plumas, pérolas, ossos, etc. Isso porque esses artigos implicam a exploração e principalmente a morte de animais para a sua produção. Dessa forma, os vegans se vestem com tecidos vegetais, como o algodão e o linho, ou então sintéticos (poliéster).

A alimentação de um vegano é vegetariana estrita, ou seja, eles não consomem nenhum tipo de carne (vermelha ou branca) além de produtos derivados de animais, como ovos, lacticínios e mel. O consumo é de basicamente frutas, verduras, legumes e cereais.

Os vegans não utilizam qualquer cosmético, produto de higiene e limpeza e medicamentos que foram testados em animais. Além disso, eles não tomam vacinas nem soros, a não ser que nenhuma alternativa esteja disponível ou então em casos de emergência e urgência. Eles optam por tratamentos homeopáticos, fitoterapias e outros tipos de métodos alternativos.

Fotos

Confira Fotos do Vegan:

VeganVegan
Os veganos não comem nem usam nada animalOs veganos não comem nem usam nada animal
VeganismoVeganismo

Pesquisar