VCM Hemograma

VCM Hemograma

VCM Hemograma

Quem tem um hemograma solicitado por um médico muitas vezes acaba não entendo o que significa os exames ou quais são as taxas para considerar o resultado ‘normal’. Os termos podem parecer difíceis, mas a compreensão pode ser bem simples quando explicada.

Em um hemograma normal, é comum encontrar a sigla VCM. O VCM significa o volume corpuscular médio, ou seja, é o calculo da média dos volumes das hemácias. As hemácias fazem parte da “série vermelha do sangue e são responsáveis pelo transporte de oxigênio e gás carbônico para todos os tecidos do corpo humano.

Utilização dos dados do VCM Hemograma

Os médicos solicitam o VCM em um hemograma porque é com este valor que pode ser diagnosticada a anemia. Com o teste, é analisado o tamanho das hemácias do corpo do paciente. Se o resultado atesta VCM inferior a 80 fl, significa que as hemácias são pequenas. Se o volume ficar entre 80-96 fl, o tamanho é normal. E acima de 96fl, as hemácias são grandes.

Com a alteração do tamanho anormal das hemácias é feito o diagnóstico de anisocitose. O tipo de anemia mais comum é a microcíticas, quando as hemácias são menores que o tamanho normal. Neste caso, a anemia é do tipo ferropriva ou síndrome talassâmica.

Se o VCM atestar que as hemácias tem o seu tamanho maior do que o norma, ou seja, macrocícica, os tipos mais comuns de anemias são a megaloblástica ou perniciosa. A anemia megaloblástica é comum em casos de deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico.

Anemia

A anemia é uma doença causada pela diminuição do nível de circulação a hemoglobina. A hemoglobina faz o transporte de oxigênio aos pulmões. Os valores normal variam de acordo com a idade e o sexo do paciente. O diagnóstico é realizado através de exames de sangue.

Existem vários tipos de hemoglobina, provenientes de diferentes causas. Os sintomas mais comuns para qualquer um dos tipos é fraqueza, fadiga, indisposição, palidez, sonolência, pele seca, queda de cabelo e unhas fracas, falta de ar, dores e inchaços nas pernas. Na maior parte dos casos, a anemia está ligada a alimentação não balanceada e com a baixa ingestão de ferro e vitamina B12.

GD Star Rating
loading...
VCM Hemograma, Nota: 4.4 de 5 com 34 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados