Vantagens do Parto Normal

links patrocinados

Vantagens do Parto Normal

No Brasil, a maioria das mulheres opta por um parto normal. Este método natural oferece menos riscos para a mãe e o bebê e ainda proporciona uma melhor recuperação. Para se ter uma ideia das vantagens desse método de concepção, o risco de morte associado à cesariano é 3,5 vezes maior do que no parto normal.
Conheça os benefícios e vantagens de se optar por fazer um parto normal e saiba como ele é realizado.

Os principais benefícios

Vantagens do Parto Normal Conheça as Vantagens do Parto Normal

Uma das vantagens do parto normal é que ele proporciona uma melhor recuperação para a mulher, além de diminuir o risco de hemorragias, infecções e de lesões em órgãos como a uretra, a bexiga, os intestinos e as artérias.

Outro grande benefício é que a perda de sangue no parto normal é bem menor do que no parto por cesariana, já que não há a necessidade de realizar cortes profundos e grandes. Em um parto normal, perde-se até meio litro de sangue, enquanto na cesariana perde-se em torno de 1,5 litros.

Saiba as Vantagens do Parto Normal

Confira mais

O parto normal também propicia benefícios para a saúde do bebê. Isso porque o vínculo entre filho e mãe é mais intenso, apesar do bebê passar por momentos estressantes durante o trabalho de parto normal. As mudanças começam a acontecer quando o bebê é colocado junto à mãe, desencadeando a produção de substâncias que ajudam a preparar o organismo da criança para o ambiente externo.
Além disso, no parto normal, há uma compressão do tórax do bebê, que ajuda na eliminação do líquido amniótico das vias respiratórias, aliviando dessa forma desconfortos respiratórios.

Saiba as Vantagens do Parto Normal

Há desvantagens?

Quando não há alguma condição, de saúde da mãe ou do bebê, que se faça necessário a realização do parto por cesariana, não há nenhuma desvantagem no parto normal. O que existe na verdade, são os riscos do parto, seja ele feito por cesariana ou de forma natural. Por isso, toda mulher em trabalho de parto precisa ser orientada que a qualquer momento pode ser necessária que seja feita uma cesariana, como hemorragias no final da gestação, sofrimento fetal, pressão alta, diabetes gestacional, trabalho de parto prolongado e desproporção céfalo-pélvica.

Parto Normal

Mulheres que podem realizar parto normal

No início da gestação, qualquer mulher pode querer ter um parto normal, a não ser em casos em que já se tenha feita mais de duas cesarianas anteriormente ou algum problema cardíaco de importância.

O decorrer da gestação é que vai determinar também se pode ser feito um parto normal, já que podem aparecer problemas que impeçam a sua realização, como o bebê não estar virado de cabeça para baixo.

Apesar do parto normal ser bem mais dolorido do que o parto feito por cesariana, o limite de dor é variável de mulher para mulher. Em mulheres que não querem receber a anestesia peridural, uma boa opção pode ser os banhos de banheira, massagens e atividades com bola. Vale ressaltar que este cuidado deve ser feito até mesmo pode mulheres que receberem anestesia, já que eles favorecer a evolução do trabalho de parto.

Pesquisar