Vacina Febre Amarela

links patrocinados

Vacina Febre Amarela

Vacina Febre Amarela

A febre amarela assim como a dengue é transmitida por um mosquito, que inclusive também é o mesmo transmissor, porém a diferença está no vírus que faz com que a doença se manifeste chamado também de flavivírus. O vírus está presente em primatas ou macacos de regiões silvestres e o contágio acontece de duas formas. A primeira se dá a partir do mosquito aedys aegyptis, que ao picar um primata infectado acaba se infectando também com a doença e ao picar uma pessoa saudável transmite o vírus da febre amarela, esta maneira de contágio é conhecida como febre amarela urbana. Outra forma de contágio se dá através de outro mosquito chamado de haemagogus, este mosquito está presente em áreas mais afastadas por isso esta doença é conhecida como febre amarela silvestre.

Sintomas e Incidência

Sintomas da Febre Amarela

A incidência desta doença está muito concentrada em regiões tropicais e subtropicais, devido ao calor e a presença constante de chuvas. Como os mosquitos gostam de áreas alagadas para se proliferar, regiões onde as chuvas são constantes e há uma grande quantidade de reservatórios de água seja nas folhas ou nos rios, o mosquito pode se desenvolver sem maiores problemas e com isso, disseminar inúmeras doenças e vírus. Embora os primatas possam ser infectados pelo vírus da febre amarela, esta doença não causa maiores danos a esses animais.

Os sintomas mais frequentes são: dores de cabeça muito fortes, febre alta podendo atingir até 41ºC, vômitos e hemorragias. Outra manifestação se nota a partir da cor amarela que a pele do infectado adquire, podendo inclusive ser notada até nos olhos e isso ocorre devido às complicações no fígado devido à icterícia provocada pela própria doença. A febre amarela pode permanecer por até duas semanas no corpo do infectado, levando inclusive a morte se não for tratada.

Tratamento

Febre Amarela

O tratamento consiste no isolamento do doente para que não seja picado por nenhum mosquito, evitando assim que a doença se propague. No mais, o paciente deve ser internado e receber cuidados constantes no hospital que incluem o recebimento de plasma constantemente, devido às hemorragias o doente precisa repor os nutrientes.

Os medicamentos são excluídos do tratamento, uma vez que o fígado é geralmente o órgão que os metaboliza e durante a manifestação da doença suas funções estão totalmente alteradas. O doente recebe também oxigênio, reposição da vitamina K e hidratação.

Vacina

Prevencao contra Febre Amarela

As vacinas são os melhores meios para a prevenção da doença. As vacinas foram criadas em 1937 para prevenir que pessoas sejam contaminadas com a febre amarela. Não há como prevenir as doenças nos locais de origem uma vez que os mosquitos procriam livremente, mas há como prevenir as incidências nas cidades, evitando o acúmulo de água em qualquer recipiente dentro ou fora de casa.

Para evitar os contágios, nada melhor que tomar a vacina, porém quando infectado o doente não deve se medicar por conta própria a fim de não agravar ainda mais seu estado, após perceber que possui os sintomas da febre amarela deve procurar imediatamente um médico.

Cuidados com a Febre Amarela Encontrar a vacina da Febre Amarela

Pesquisar
Artigos Relacionados