Vacina e remédio – Gripe Suína

links patrocinados

Vacina e remédio - Gripe Suína

Vacina e remédio – Gripe Suína

A gripe suína, cujo nome científico é Influenza A H1N1, começou a contaminar e assombrar milhares de pessoas em março de 2009.

A gripe foi detectada primeiramente no México e após milhares de pessoas serem infectadas, a Organização Mundial da Saúde classificou a doença como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

A gripe do tipo H1N1 também é chamada de suína porque ela se manifesta em porcos, tendo sido relatada em 1918 pela primeira vez, quando a gripe espanhola infectou milhões de pessoas e milhares de suínos.

É mais comum que a infecção se dê pelo contato de uma pessoa saudável com outra acometida pela doença, mas indivíduos que convivem diretamente com estes animais, como agricultores, fazendeiros e veterinários, podem contrair a H1N1 através de contato com a secreção respiratória ou inalação de partículas infectadas.

Vacina Gripe Suina

Contágio e sintomas

As formas de contágio mais comuns do vírus da gripe são contato com saliva ou secreção respiratória infectada. Após uma pessoa saudável ser exposta a partículas de saliva ou secreção, geralmente expelidas durante a fala, tosse ou espirro, há geralmente de um a quatro dias de intervalo até que a doença se manifeste.

Os sintomas da gripe suína são bastante semelhantes aos da gripe tradicional, entre os quais febre alta (superior aos 38°C), tosse, dores musculares e de cabeça.

Em alguns casos a pessoa infectada pode apresentar diarreia, dores nas articulações, vômito, cansaço e coriza.

Remedio para Gripe Suina

Por conta do tratamento da gripe suína ser diferenciado do da gripe comum, é altamente recomendável que a pessoa não se auto medique quando os sintomas começarem a se manifestar. O mais prudente é procurar auxílio médico o mais rápido possível, além de ingerir muito líquido e repousar.

O diagnóstico da gripe suína é feito através da coleta de secreção respiratória com o auxílio de kits específicos. O resultado geralmente fica pronto em até dois dias e em alguns casos é preciso coletar sangue para confirmar a infecção.

Vacina e remédio – tratamento

O tratamento da gripe H1N1 é feito com a administração dos remédios Tamiflu ou Relenza. Os medicamentos podem ser comprados em farmácias mediante a apresentação de receita médica ou retirados em unidades de saúde.

Sintomas da Gripe Suina

Com relação à vacina, esta vem sendo aplicada gratuitamente em pessoas consideradas mais frágeis – entre elas crianças, gestantes, idosos e profissionais da área da saúde – desde que a doença começou a se manifestar em grande escala.

Quem não está dentro do grupo de risco encontra a vacina em clínicas particulares, sendo que o valor pode variar entre R$80 e R$120. A vacina, que possui uma dose trivalente, é composta por três vírus inativados.

Como se proteger?

Para ficar protegido, ou com menos chances de contrair a H1N1, é indicado cobrir a boca e o nariz com a mão ou com um lenço na hora de espirrar e tossir, lavar as mãos com água e sabão frequentemente ou usar álcool em gel quando isto não for possível, evitar aglomerações, adotar uma alimentação balanceada e ingerir bastante líquido.

Quando devo tomar a vacina Tratamento para Gripe H1n1

Pesquisar
Artigos Relacionados