Úmero

links patrocinados

Úmero

Úmero

O úmero é o maior osso que compõe os membros superiores do corpo humano. Ele é de característica longe e está localização na parte esquelético do prazo da pessoa. Além de ser visível em humanos, ele está esta localizados nos mamíferos quadrúpedes, encontrado nas patas dianteiras.

Em comparação, o úmero é bastante semelhantes com o fêmur, por ser um dos ossos mais resistentes do corpo humanos, uma vez que é responsável por alguns dos movimentos mais importantes feito pelos seres vivos.

Localização úmero

No corpo humano, o úmero está ligado a escápula, um grande osso que faz parte do ombro e das costas das pessoas. Além disso, ele também está ligado ao rádio, um osso do braço, e a ulna, que também recebe o nome de cúbito.

Sua articulação está localizada na escápula, a região proximidal. A articulação é do tipo esférica, o que da bastante movimento. Ela fica na cabeça do úmero, ponto mais alto, e realiza o encaixa na cavidade glenoide da escápula.

A articulação do úmero permite que este osso realize três tipos de movimento, chamados graus de liberdade, que é a flexão, extensão, adução abdução e também a rotação do braço. Na outra extremidade deste osso está o distal, o conhecido cotovelo, uma articulação mais rígida que permite poucos movimentos.

Doenças mais comuns

O úmero é um osso que apresenta patologia ligadas a lesão de nervos, que podem ser causados pelo esforço de atividades repetidas, sendo bastante comum em jogadores de tênis e também em jogadores de vôleis. As articulações são propensas ao desenvolvimento de bursite.

Além das lesões de nervos, como é um osso, podem acorrer fraturas. Apesar de se rum osso bastante rígido e resiste, o úmero pode ser quebrado e pode levar a problemas sérios se não for tratado imediatamente.

Fotos

Confira Fotos do Úmero:

Úmero Úmero Úmero Úmero

Animais Marinhos

Animais Marinhos

Sobre os Animais Marinhos

Não somos acostumados a ver o que há nas profundezas do mar. Apenas apreciamos a beleza da praia, da areia, dos rochedos, da natureza em geral. O que, muitas vezes, nem percebemos, é que há vida nas águas. No mar, vivem milhares de animais, com hábitos bem curiosos, por sinal.

Os animais marinhos são todos aqueles que vivem no mar. Nesse quesito, estão incluídos os peixes, as baleias, os tubarões, os golfinhos, etc.

Animais Marinhos – Baleias

As baleias costumam viver em águas mais frias. Isso proporciona um fenômeno todos os anos no litoral brasileiro. Quando o inverno chega no hemisfério Sul, as baleias saem das águas próximas à Antártida e vêm para águas mais quentes, chegando ao litoral brasileiro. Nessa época, elas são muito vistas no mar catarinense, gaúcho, paranaense, e pode chegar até o mar carioca.

Apesar de a baleia ser um animal enorme, ela alimenta-se de pequenos crustáceos e organismos que vivem nos plânctons. Os peixes também são alvo constante de ataques das baleias, principalmente quando eles estão em cardume.

Animais Marinhos – Golfinhos

Os golfinhos são um dos animais mais queridos pelo ser humano, em especial pelas crianças. Eles são dóceis, amigáveis e parece que ‘falam’ conosco. O ponto forte do golfinho é a sua inteligência, que é demonstrada pela capacidade que ele tem de responder a estímulos, de aprender truques e de utilizar a sua força somente quando necessário, por exemplo, para matar um tubarão.

Animais Marinhos – Tubarão

Já o tubarão é um dos animais mais temidos em todo o reino animal. Seus dentes afiados, boca enorme e os relatos de ataques a seres humanos (sem contar os filmes assustadores feitos com o personagem principal sendo o tubarão) fez com que eles sejam o ‘dono dos mares’, pelo menos no senso comum.

Mas vale lembrar que os tubarões só atacam seres humanos se eles não tiverem comida suficiente no mar ou quando sentem que seu território está sendo invadido. Os avisos sobre ataques de tubarão em praias de Recife, por exemplo, acontece porque o despejo de esgotos em mar aberto fez com que a alimentação natural dos tubarões morresse e, para sobreviver, ele precisa atacar. Normalmente, o tubarão alimenta-se de peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias e outros tubarões menores.

Pesquisar
Artigos Relacionados