Tratamento Gengivite

links patrocinados

Tratamento Gengivite

Tratamento Gengivite

O brasileiro ainda não tem o hábito de ir com freqüência ao dentista e entre os brasileiros há muitas doenças que poderiam ser evitadas caso houvesse mais cuidado com os dentes. A gengivite considerada é uma doença periodental que é muito comum entre os brasileiros e que nem sempre recebe a devida atenção. Quem já sentiu algum incômodo ou dores no encontro externo do dente com a gengiva e percebeu que a área está avermelhada pode estar com indícios de gengivite. No entanto o tratamento para esse caso de doença periodental é muito simples, mas vale sempre lembrar que é melhor prevenir do que remediar. Saiba como, acompanhe este artigo.

O que é afina a Gengivite?

A gengivite aparece no paciente com uma inflamação ou infecção, a qual se localiza na base do dente em contato com a gengiva. A longo prazo algumas placas ficam acumuladas nessa região, trata-se de um tipo de material pegajoso formado por milhares de bactérias, resíduos alimentares e mucosa. Essa é também a maior causa do surgimento das temidas cáries dentárias, uma vez que se a placa não for retirada da região formará uma placa densa e sólida, chamada de tártaro e então formam a cárie. Saiba ainda neste artigo sobre a prevenção causa e tratamento da gengivite .

Quais as causas da Gengivite?

Tratamentos para Gengivite

Como em muitas patologias dentárias as causas podem ser diversas, dependendo de cada caso. No caso da gengivite, de fácil tratamento, as causas podem ser a má higiene dentária, por exemplo, mas também podem estar associadas com a gravidez, alterações de hormônios na fase da adolescência, a diabetes fora do controle, a cálculos dentais, a dentes desajustados ou desalinhados, algumas moléstias (como imunidade baixa, por exemplo), ou a remédios como fenotoína, contraceptivos ou ao ingerir metais pesados. Encontrando a causa é muito mais fácil de prevenir e de iniciar o tratamento da gengivite. Fique por dentro!

Gengivite: sintomas e tratamento

Sintomas da Gengivite

Como a gengivite é uma inflamação na gengiva é muito fácil de perceber a sintomática da doença, ou pelo fato de doer de fato na região ou pelo fato de a região ficar amolecida e também mais vermelha ou mesmo roxa (tons mais escuros). Além disso, a gengiva fica com aspecto lustroso e se tocada pode gerar fácil sangramento ( ao escovar os dentes, mesmo que levemente), gengivas muito sensíveis a um simples toque, lesões no interior da cavidade bocal e inchaço nas gengivas. O tratamento da gengivite deve ser realizado por um profissional responsável e capacitado na área da odontologia.

Gengivite: tratamento adequado

Como escovar os dentes

O tratamento da gengivite deve ser o mais adequado possível, por isso, o profissional deve diagnosticar o caso e fazer uma breve e minuciosa limpeza em toda a região da gengiva, até mesmo a não afetada pela gengivite. Depois, o dentista deverá orientar a correta limpeza e conservação dentária, mostrando como realizar uma escovação eficiente e como utilizar da melhor forma o fio dental. Quando o tratamento requer mais cuidados o profissional deve orientar corretamente o paciente, como no caso de dentes desalinhados, em que é recomendo o uso de aparelhos ortodônticos.

Gengivite Gengivite Sintomas

Pesquisar
Artigos Relacionados