Tratamento Gengivite
O brasileiro ainda não tem o hábito de ir com freqüência ao dentista e entre os brasileiros há muitas doenças que poderiam ser evitadas caso houvesse mais cuidado com os dentes. A gengivite considerada é uma doença periodental que é muito comum entre os brasileiros e que nem sempre recebe a devida atenção. Quem já sentiu algum incômodo ou dores no encontro externo do dente com a gengiva e percebeu que a área está avermelhada pode estar com indícios de gengivite. No entanto o tratamento para esse caso de doença periodental é muito simples, mas vale sempre lembrar que é melhor prevenir do que remediar. Saiba como, acompanhe este artigo.
O que é afina a Gengivite?
A gengivite aparece no paciente com uma inflamação ou infecção, a qual se localiza na base do dente em contato com a gengiva. A longo prazo algumas placas ficam acumuladas nessa região, trata-se de um tipo de material pegajoso formado por milhares de bactérias, resíduos alimentares e mucosa. Essa é também a maior causa do surgimento das temidas cáries dentárias, uma vez que se a placa não for retirada da região formará uma placa densa e sólida, chamada de tártaro e então formam a cárie. Saiba ainda neste artigo sobre a prevenção causa e tratamento da gengivite .
Quais as causas da Gengivite?
Como em muitas patologias dentárias as causas podem ser diversas, dependendo de cada caso. No caso da gengivite, de fácil tratamento, as causas podem ser a má higiene dentária, por exemplo, mas também podem estar associadas com a gravidez, alterações de hormônios na fase da adolescência, a diabetes fora do controle, a cálculos dentais, a dentes desajustados ou desalinhados, algumas moléstias (como imunidade baixa, por exemplo), ou a remédios como fenotoína, contraceptivos ou ao ingerir metais pesados. Encontrando a causa é muito mais fácil de prevenir e de iniciar o tratamento da gengivite. Fique por dentro!
Gengivite: sintomas e tratamento
Como a gengivite é uma inflamação na gengiva é muito fácil de perceber a sintomática da doença, ou pelo fato de doer de fato na região ou pelo fato de a região ficar amolecida e também mais vermelha ou mesmo roxa (tons mais escuros). Além disso, a gengiva fica com aspecto lustroso e se tocada pode gerar fácil sangramento ( ao escovar os dentes, mesmo que levemente), gengivas muito sensíveis a um simples toque, lesões no interior da cavidade bocal e inchaço nas gengivas. O tratamento da gengivite deve ser realizado por um profissional responsável e capacitado na área da odontologia.
Gengivite: tratamento adequado
O tratamento da gengivite deve ser o mais adequado possível, por isso, o profissional deve diagnosticar o caso e fazer uma breve e minuciosa limpeza em toda a região da gengiva, até mesmo a não afetada pela gengivite. Depois, o dentista deverá orientar a correta limpeza e conservação dentária, mostrando como realizar uma escovação eficiente e como utilizar da melhor forma o fio dental. Quando o tratamento requer mais cuidados o profissional deve orientar corretamente o paciente, como no caso de dentes desalinhados, em que é recomendo o uso de aparelhos ortodônticos.