Tratamento da Sinusite

links patrocinados

Tratamento da Sinusite

Tratamento da Sinusite

Sinusite é uma das doenças que mais incomodam os brasileiros, principalmente quando estão com gripes e resfriados. Trata-se de uma inflamação que ocorre nas vias respiratórias e nas cavidades faciais e que causa muita dor. Porém, há tratamento para sinusite e alguns cuidados ajudam a prevenir a doença. O tratamento da sinusite também varia de acordo com o tipo da doença.

O que é Sinusite

A sinusite é uma inflamação que ataca as cavidades do nariz e a mucosa que reveste os seios faciais, causando obstrução da região, impedindo, desta forma, a completa circulação do ar. Muitas vezes, a sinusite causa inflamação nas raízes dos dentes e na região próxima ao ouvido.

Sintomas da Sinusite

A sinusite é causada por vírus, bactérias ou fungos que se alocam nos seios faciais. Esta região só é considerada saudável se não há a presença de muco. O muco alojado na região prolifera germes e bactérias causadores da doença. Uma gripe pode assim aumentar a produção de muco, assim como o desvio de septo.

O tratamento da sinusite depende da orientação médica para cada tipo da doença e para a gravidade de cada caso. É importante consultar um especialista quando se sente mal estar na região.

Tipos de Sinusite

Remedios para Sinusite

A sinusite pode ser infecciosa (causada por vírus, fungos e bactérias), alérgica (quando há reações do corpo a certas substâncias) e traumática (causada pela diferença de pressão – em viagem de avião ou prática de mergulho, por exemplo).

A sinusite pode ser também aguda (quando os sintomas são bem aparentes e duram até 4 semanas), subaguda (quando os sintomas duram de 4 a 13 semanas) e crônica (quando as crises vão e voltam, os sintomas duram 3 meses ou até mais tempo, e as causas não foram devidamente tratadas).

Qual o tratamento para Sinusite

O tratamento da sinusite é bem prático, mas pode ser prolongado dependendo de alguns fatores. Certas pessoas passam a vida inteira sentindo dores com a variação do clima, por exemplo, e nem sabem que na verdade estão com sinusite. Analgésicos e antiinflamatórios são empregador para diminuir a dor local e a inflamação. Eles melhoram a respiração, pois desobstruem as vias aéreas.

Como os germes são causadores da doença, os antibióticos também podem ser empregados. Para casos crônicos ou extremos, o especialista pode indicar como tratamento para a sinusite uma cirurgia corretiva.

Medicamentos para Sinusite

O tratamento da sinusite varia ainda de acordo com o tipo da doença. Se as causas são alérgicas, pode-se adotar um tratamento para a sinusite com medicamentos antialérgicos e vacinas.

É indicado que se beba muito líquido, inale vapor de 2 a 5 vezes por dia e que se faça uso de umidificadores de ar e spray descongestionante. É indicado também manter o local onde se passa a maior parte do dia arejado e procurar não viajar durante as crises de sinusite. Estes cuidados também fazem parte do tratamento da sinusite.

Principais sintomas

Entre os principais sintomas da sinusite estão o corrimento nasal, intensas dores de cabeça, sensação de mau cheiro do nariz ou boca e ‘peso’ no rosto. O diagnóstico é feito através de acompanhamento médico, que muitas vezes faz uso de exames radiológicos no diagnóstico da doença. A febre e a presença de catarro com pus e sangue são sintomas frequentes.

A tosse intensa e prolongada, por exemplo, pode ser um sintoma de sinusite crônica. Muitas vezes as pessoas tratam a tosse como se fosse um resfriado e a sinusite acaba perdurando, pois não é devidamente tratada. Quando existe a presença destes sintomas, é necessário buscar o tratamento para a sinusite mais adequado ao caso.

Inflamacao nas vias respiratorias Sinusite aguda

Pesquisar
Artigos Relacionados