Tipo Sanguíneo

Tipo Sanguíneo

Tipo Sanguíneo

Sobre o Tipo Sanguíneo

Cada pessoa possui um tipo sanguíneo, com diversas diferenças no sangue de todos os indivíduos. Por este e outros motivos, é bastante importante você saber qual é o seu tipo sanguíneo.

Grupos de Tipo sanguíneo

No total, existem grupos de tipos de sangue, com diferentes fatores de Rh, mas os mais comuns são o sistema ABO (A, B, O, AB) e o fator Rh (positivo e negativo). No Brasil, por exemplo, os grupos mais comuns são os tipos sanguíneos O e A. O mais difícil de ser encontrado é o AB, representando apenas 3% da população nacional.

Tipo sanguíneo – O Negativo

O sangue do tipo O Negativo, no entanto, é um dos raros, pois ele é conhecido como ‘doador universal’. Isso significa que ele pode ser utilizado em qualquer situação e, principalmente e mais importante, em qualquer pessoa. Este tipo é o mais utilizado em hospitais, pois é o utilizado para salvar as pessoas em situação de emergência. No entanto, o O Negativo só pode receber de um doador com a mesma tipologia sanguínea.

Entender em qual dos tipos sanguíneos você faz parte também ajuda a você manter uma boa saúde. Em geral, uma vida saudável também pode ser influenciada pelo tipo sanguíneo, pois é ele que determinada a sensibilidade que você tem para certas doenças, bem como o nível de energia e a queima de calorias do seu organismo.

Por isso, é bastante importante que você conheça o tipo sanguíneo do qual você faz parte, pois, em determinada circunstância, isso pode ajudar a melhorar e até salvar sua vida. O exame é feito em laboratório e eles retiram apenas uma gota do seu sangue para saber do resultado, que não demora muito para ser diagnosticado.

Doação de Sangue

Doação de Sangue

Sobre a Doação de Sangue

Praticamente todos os dias vemos propaganda para que doemos sangue. Mas muitos não doam por medo de agulha, de sangue, entre outros motivos; enquanto que outros não doam por realmente não conhecer os motivos da doação e como ela acontece. Confira aqui algumas informações sobre doação de sangue.

A doação de sangue acontece quando um voluntário resolve doar um pouco do seu próprio sangue em benefício de outra pessoa ou mesmo para armazenamento num banco de sangue.

O sangue é necessário em vários procedimentos médicos. Inclusive há casos em que é realizada a transfusão de sangue, ou seja, um paciente recebe sangue de outra pessoa para poder sobreviver.

Processo da Doação de Sangue

O processo da doação de sangue é simples e rápido. O voluntário só preciso dispender alguns minutos, ficando sentado em uma cadeira apropriada. Geralmente não ocorre nenhum tipo de problema ou efeito colateral, mas pessoas mais fracas podem ter queda da pressão arterial, tontura, hematoma no local onde foi colocada a agulha, náusea, vômito e dor e dificuldade para movimentar os braços.

Quem Pode Doar Sangue

O primeiro requisito do doador é que ele tenha entre 18 e 65 anos. Depois é verificado o peso, já que ele deve ter mais de 50kg. Homens não podem ter feito sua última doação há menos de 60, 90 dias e mulheres há menos de 90, 120 dias. Mulheres devem esperar, pelo menos, três meses após o aborto ou parto, não estar amamentando e nem grávida.

É necessário também estar alimentado e com mais ou menos duas horas faltando para o almoço, além de ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Quem bebeu há menos de 24h ou é usuário de drogas também não pode doar. Pessoas portadoras de doenças infecciosas ou que tomam certos tipos de medicamentos também estão proibidos de doar sangue, independente do tipo sanguíneo.

GD Star Rating
loading...
Tipo Sanguíneo, Nota: 4.6 de 5 com 13 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados