Tipagem Sanguinea

Tipagem Sanguínea

Saber qual é o tipo do seu sangue é ter uma informação que pode ser preciosa em alguns momentos da sua vida. Isso porque em situações como doação e transfusão de sangue, além de gravidez, saber se seu sangue é compatível com todos ou apenas alguns tipos, é essencial.

Como é o tipo sanguíneo

Duas partes compõem a tipagem sanguínea. Uma delas é a letra que design o tipo e o fator RH. A letra pode ser A, B, O ou AB. O fator RH é positivo ou negativo. Todas as pessoas se enquadram em algum desses tipos e fatores de sangue. Para saber qual é o seu, você precisa fazer o teste de tipagem sanguínea.

O teste é feito por farmacêuticos e médicos e é bem simples. Isso porque o profissional descobre o resultado a olho nu. Não é necessário muito tempo ou recursos para descobrir qual é a tipagem sanguínea de um indivíduo.

Funcionamento do teste

O princípio básico do teste é a aglutinação. É preparada uma suspensão de hemácias com teor de aproximadamente 5%. São adicionados uma gota de reagente e uma gota com as hemácias no mesmo tubo e misturadas.

A mistura é levada para a centrífuga e colocada em rotação de acordo com a informação técnica da bula. Após um período, observa-se a aglutinação. Esse processo é determinado pelo grupo sanguíneo. Um tipo não “combina” com o outro.

Indivíduos AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar sangue para outro AB. Já quem faz parte do grupo O pode doar sangue para qualquer pessoa, mas só pode receber de outras pessoas do mesmo tipo.

Histórico do teste

Os tipos de sangue foram descobertos no início do século XX, quando o cientista austríaco Karl Landsteiner se dedicou a comprovar sobre as diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, e começou a combinar plasma e hemácias para perceber que em alguns casos acontecia aglutinação e em outros não.

GD Star Rating
loading...
Tipagem Sanguinea, Nota: 4.5 de 5 com 13 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados