Tendinite – Sintomas e Tratamento da Tendinite

links patrocinados

Tendinite - Sintomas e Tratamento da Tendinite

Tendinite – Sintomas e Tratamento da Tendinite

A doença chamada de tendinite surge quando acontece uma inflamação de um tendão. Geralmente ela é causada por uma Lesão por Esforço Repetitivo (mais conhecida como LER), que é quando ocorre a repetição de um mesmo movimento diversas vezes.

Com o uso recorrente dos computadores em todos os âmbitos da vida cotidiana, seja profissional ou pessoal, a tendinite tem sido diagnosticada em um número cada vez maior de pessoas. Mas não são somente aqueles que utilizam muito o computador que estão sujeitos a terem essa doença. Os profissionais que trabalham como operários em linhas de montagem também estão aptos a terem tendinite por realizarem uma única tarefa e um único movimento durante todo o dia de trabalho.

As causas da Tendinite

A tendinite pode ocorrer a diversos fatores. Entre os mais recorrentes estão traumas mecânicos, esforço físico repetitivo ou intenso, doenças reumatológicas, infecções, doenças do sistema imunológico, latrogenia, distúrbios metabólicos, processos degenerativos das articulações e neuropatias que acarretam em alterações musculares.

Os sintomas de Tendinite

Os sintomas dessa doença são bastante variados. Entre os mais comuns estão inchaço e edemas de intensidades diferentes, graus completamente variados de dificuldades de movimentação dos membros e diminuição de força muscular.

As dores latejantes são as mais comuns e por se tratar de uma inflamação de um tendão, sinais como vermelhidão, aumento da temperatura e inchaços são bastante comuns.

É preciso prestar muita atenção em todos esses sintomas para que a tendinite não seja confundida com outras doenças cujos sintomas são semelhantes, como a artrite reumatoide.

Tratamento da Tendinite

Com o tratamento adequado, essa doença pode ser curada entre 3 e 28 dias. A primeira medida a ser tomada para acabar de vez com as dores é a interrupção imediata de qualquer movimento no local da inflamação. Compressas frias no tendão inflamado também são extremamente recomendadas.

Antes de qualquer coisa, como em qualquer caso antes de tomar medicação, um médico deve ser consultado. Em situações onde a dor é mais forte e mais persistente, o médico provavelmente irá receitar um tratamento mais intenso com corticoides e, em alguns casos, até mesmo sessões de fisioterapia.

A fisioterapia é bastante indicada para pacientes diagnosticados com tendinite. Os exercícios chamados excêntricos, aqueles em que ocorre a aplicação de uma carga com o objetivo de alongar os músculos, são amplamente utilizados no tratamento desse tipo de inflamação. O alongamento adequado também poderá ser recomendado pelo seu fisioterapeuta.

Existem disponíveis para os pacientes outros tratamentos que não são considerados tão tradicionais, como eletroacupuntura ryodoraku, um tratamento rápido e de baixo custo que tem mostrado alívio completo da dor causada pela inflamação em quase 75% dos casos.

Mesmo sendo a tendinite sendo uma doença recorrente no mundo moderno, ela deve ser tratada com os procedimentos e medicamentos adequados para que não se desenvolva algo mais complicado. Para isso, como sempre é indicado quando algo não vai bem com o corpo humano, um médico especialista deve ser consultado.

Fotos

Confira Fotos da Tendinite – Sintomas e Tratamento da Tendinite:

TendiniteTendinite
A tendinite pode ser causada por vários fatoresA tendinite pode ser causada por vários fatores
O tratamento é feito com medicamentos e alguns casos requerem fisioterapiaO tratamento é feito com medicamentos e alguns casos requerem fisioterapia

Pesquisar
Artigos Relacionados