Tamarindo: benefícios para a saúde e como cultivar em casa

Tamarindo: benefícios para a saúde e como cultivar em casa

Uma das frutas ou legume mais exóticos do Brasil? Por mais que seja conhecido com um fruto o tamarindo tem sua classificação: legume, isso mesmo esse gostinho adocicado muito utilizado para diversas receitas de sucos e sorvetes, é de um leguminoso. E exótico porque apenas algumas regiões brasileiras tem o privilégio de cultivo e maior acesso ao tamarindo! Conheça algumas das propriedades que fazem o tamarindo trazer muitos benefícios para a saúde e conheça também os modos de cultivo dessa planta.

Propriedades do tamarindo

O tamarindo tem um sabor agradável e pode ser consumido puro ou em diversas receitas, pois ele é base para conservas, sucos, licores, sorvetes, bebidas e em algumas regiões indianas é utilizado temperar peixe, carne, arroz e outras receitas salgadas.

Tamarindo: benefícios para a saúde e como cultivar em casa Benefícios do tamarindo
Existem muitos componentes no tamarindo, que trazem benefícios para o organismo humano, mas um dos seus maiores efeitos é na flora intestinal, pois possui ação laxativa. Além disso, o tamarindo possui grande quantidade de cálcio, fósforo, pectina e ferro, vitaminas C e B1, além de ácidos tartárico e málico e cítrico. O tamarindo também possui propriedades edulcorantes e refrigerante.
O tamarindo também apresenta também muitos glicídios, minerais e proteínas.

Propriedades do tamarindo

Benefícios para a saúde

Pesquisas recentes também descobriram os efeitos do tamarindo como um combatente do colesterol, os efeitos estão nas folhas da planta que pode ser utilizada para chás, de acordo com os estudos realizados, as substâncias presentes na folha impedem que o colesterol fique acumulado no sangue.
O tamarindo é indicado para prisão de ventre comum, anti-inflamatório e contra febre.
No entanto, sua maior atuação é no sistema digestivo, agindo como laxante e promovendo limpeza no intestino, pode ser consumido como chá, e também nos demais alimentos que são feitos a partir do legume.
Sendo que como seu principal alvo é o sistema intestinal ele tem ações também sobre as diarreias, hemorroidas e febres biliosas.

Como cultivar o tamarindo

Como cultivar o tamarindo

O tamarindo não tem origem brasileira, e sim da África, mas o seu cultivo é possível no Brasil, no Nordeste e no Norte do país. O tamarindo deve ser plantado em um local com bastante espaço, precisa ter solo sem areia, sem material orgânico e deve ser ácido. Dessa forma não acontecem alagamentos, não acumulando fungos que podem destruir uma planta como essa no início da sua vida.
Para cultivar o tamarindo desde o início, é preciso enxertar ou plantar as sementes para que nasçam com mais vigor. Você pode optar também pela muda de tamarindo que também funciona.

Cuidados com a planta de tamarindo

Cuidados com a planta

São precisos muitos cuidados com essa planta, principalmente quando ainda está começando a viver, e também no período de frutificação. Então esteja atento sempre, a alagamentos no solo, dessa forma é preciso controlar as irrigações, porém sem permitir que o solo fique totalmente seco. E todos os anos antes do período da frutificação, nutra o solo com bastante adubos orgânico e NPK, que possuem nitrogênio e potássio.

GD Star Rating
loading...
Tamarindo: benefícios para a saúde e como cultivar em casa, Nota: 5.0 de 5 com 8 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados