Tabela de calorias

links patrocinados

Tabela de calorias

Tabela de Calorias

A preocupação constante com a saúde e o bem estar se tornou um assunto importante com o passar do tempo, sendo hoje indispensável refletir sobre os hábitos alimentares praticados por cada um. É de conhecimento geral que as atividades físicas aliadas a uma boa alimentação regulam o funcionamento do organismo e resultam em uma boa forma física. A quantidade necessária de calorias a serem ingeridas dependerá da rotina e estilo de vida que o indivíduo leva, sendo assim, uma rotina mais agitada exigirá uma ingestão maior de calorias que deverão ser gastas no decorrer do dia, e um estilo de vida mais calmo deverá ser composto por alimentos mais leves e não tão calóricos.

Um grande questionamento diário na vida das pessoas que querem regular sua alimentação é justamente este: como mensurar as calorias de cada alimento? Para responder esta pergunta foi criada a tabela de calorias.

Sobre a tabela de calorias

Tabela de calorias na internet

No intuito de uma maior transparência sobre as calorias ingeridas de cada alimento, a tabela de calorias foi criada. Algumas delas são separadas por grupos de alimentos, outras trazem apenas os alimentos mais consumidos. O fato é que, com estas tabelas, se pode ter uma noção das calorias ingeridas e assim criar um parâmetro de alimentação adequada. Com a tabela podemos saber, por exemplo, que um dente de alho (7 calorias) é mais calórico que um prato de sobremesa de alface (6 calorias).

Quantidade calórica indicada

Alimentos Tabela de calorias

Para se definir melhor a quantidade de calorias que devem ser ingeridas e o seu limite, uma análise sobre o indivíduo é necessária, sendo estes fatores de análise seu peso, sua idade, sexo e também a quantidade de atividade física que pratica. O consumo ideal para um adulto é de cerca de 1800 calorias para homens e 1500 para mulheres. Para se iniciar um processo de perda de peso é necessário que se reduza 5% a 10% as calorias comumente ingeridas, caso a redução seja maior que as porcentagens indicadas, o indivíduo sentirá fome e não conseguirá respeitar os limites calóricos. O inverso também é válido, no caso de ganho de peso é necessário que seja feito gradativamente para que não se desenvolva problemas de saúde.

Falsas informações

Kcal dos alimentos

As informações que figuram as tabelas nutricionais podem nem sempre ser verdadeiras. Especialistas alertam que é necessário tomar cuidado na confiabilidade dessas informações dos produtos, pois elas podem muitas vezes estar até 25% acima do total de energia que realmente fornecem. Muitos cientistas afirmar que o método usado para a medição dessas calorias é arcaico, pois este não leva em consideração a energia que se gasta na mastigação, assim como também na digestão. Por tanto, este método, que foi criado por volta de 1889, deve ser substituído por um novo e mais preciso.

A importância médica

É importante lembrar que nenhuma prática deve ser feita antes de se consultar um médico especializado. Ele será o responsável mais apropriado para calcular as calorias necessárias na alimentação, assim como orientar sobre exercícios físicos, grandes aliados no processo de saúde e bem estar.

Quantidade de calorias dos alimentos Numeros em calorias

Pesquisar
Artigos Relacionados