SUS – Tabela e Cartão do SUS

links patrocinados

SUS - tabela e cartão do SUS

SUS – Tabela e Cartão do SUS

O Brasil é o único país do mundo que possui um sistema de saúde pública da magnitude do SUS. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como meta garantir um dos direitos fundamentais do cidadão segundo a Constituição de 1988: o direito à saúde.

Com cerca de 190 milhões de cidadãos beneficiados, o SUS visa democratizar o acesso da população brasileira à saúde. O sistema também prevê uma participação popular mais efetiva nas tomadas de decisões do Estado sobre à saúde pública nacional.

Sobre o alcance do SUS

Contando com mais de 20 anos de história, o SUS tem avançado e modernizado seu sistema, embora ainda possua várias dificuldades e desafios a serem superados. De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde hoje conta com 6,1 mil hospitais prestando serviços gratuitos de consulta, exames e internações à população brasileira. Anualmente, o SUS trata aproximadamente 9,7 milhões de pacientes com de os recursos de quimioterapia e radioterapia. As internações em geral atingem 11 milhões de pacientes por ano.

Breve histórico da saúde pública brasileira

Tabela do SUS

O direito à saúde não é criação da Constituição de 1988. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, já tratava da saúde como um dos direitos fundamentais para assegurar a cidadania. No Brasil, os esforços de criação e aperfeiçoamento de um sistema nacional que garantisse à saúde à população datam do início do século XX.

Mas só nos 70, durante a o regime militar, foi criado o INAMPS. Esse sistema garantia à saúde apenas aos contribuintes à Previdência Social, isto é, somente aos trabalhadores de carteira assinada. O INAMPS precedeu diretamente a unificação e descentralização da saúde no Brasil, que fez com que surgisse o SUS em 1988 com a abertura política nacional.

Atendimento do SUS

Atendimento do SUS

A criação do SUS garantiu a assistência à saúde para qualquer cidadão brasileiro. Hoje, são realizados aproximadamente 2,5 bilhões de atendimentos por ano pelo SUS, entre internamentos, consultas, processos cirúrgicos e demais serviços. Com a descentralização do sistema público de saúde, os Estados e Municípios tornaram-se gestores de suas unidades de saúde e, junto com o governo federal, responsáveis pelo funcionamento dos serviços do SUS.

É recomendado pelo SUS que o atendimento seja feito de forma gradual. O atendimento primário das consultas simples deve ser realizado nos postos, centros e unidades de saúde mais próximas ao cidadão.

Com a informatização do sistema, surgiu o Cartão SUS. O cartão tem como objetivo agilizar o atendimento ao cidadão, além de registrar e organizar os dados do atendimento prestado.

A remuneração dos serviços prestados pelo SUS

Sistema Unico de Saude

O valor de cada procedimento realizado por instituições de saúde credenciadas no SUS é estipulado de acordo com a tabela SUS. Por meio da tabela, o governo realiza os repasses às instituições de saúde que prestam os serviços pelo Sistema único e Saúde.

A tabela SUS é uma das principais causas das crises na saúde pública brasileira. Diversos hospitais alegam que a remuneração do governo não condiz com os valores reais dos serviços e impede a modernização dos mesmos, gerando assim as greves no setor.

SUS 2013 Sistema unico de Saude

Pesquisar
Artigos Relacionados