Soro caseiro

links patrocinados

Soro caseiro

Soro caseiro

Você vai ver a seguir como preparar de forma correta o famoso soro caseiro e também para quais situações ele é indicado. Preste atenção, pois é muito fácil de fazer, com poucos ingredientes e pode ser extremamente útil, principalmente para quem tem crianças em casa.

• Para que serve o soro caseiro?

A principal função do soro caseiro é realizar o combate à desidratação, uma consequência muito comum de vômitos e diarreias. Esse soro serve para repor tanto a água quanto os sais minerais que uma pessoa perde quando está vomitando muito ou sofrendo com uma diarreia intensa.

Ele é muito utilizado em casos de virose, infecção alimentar, gastroenterite e até mesmo dengue, já que todas essas doenças tendem a provocar vômito e diarreia. Uma das suas principais vantagens é o fato de que pode ser ingerido por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.

Inclusive, talvez você não saiba, mas até cães e gatos podem tomar esse soro se for necessário. Diabéticos não devem tomar esse soro.

Se o quadro for de desidratação grave, o soro caseiro não vai resolver, portanto, o mais indicado é procurar um médico mesmo.

• Como preparar o soro caseiro?

Vamos ver agora como se prepara o soro caseiro. Os ingredientes são bem simples e todo mundo tem em casa: água, sal e açúcar.

Existem duas possíveis receitas. A primeira delas necessita de um litro de água filtrada ou fervida, 20 gramas de açúcar (uma colher bem cheia ou duas colheres rasas), 3,5 gramas de sal (uma colher de café).

A segunda receita é feita com um copo de 200 ml de água filtrada ou fervida, duas medidas rasas de açúcar do lado maior da colher padrão e uma medida rasa de sal do lado menor da colher padrão. Essa colher padrão de que estamos falando é própria para o preparo de soro e pode ser encontrada nos postos de saúde e nas farmácias populares. É muito bom ter uma em casa.

Nessas duas receitas, o modo de preparo consiste apenas em misturar todos os ingredientes. Lembre-se de seguir rigidamente as medidas descritas na receita, caso contrário, uma criança com desidratação pode ter até uma convulsão.

• Como beber?

Depois de pronto, a indicação é para que a pessoa que está em estado de desidratação vá bebendo o soro caseiro ao longo do dia, em pequenos goles. De preferência, a pessoa deve beber quantidades similares ao que perde no vômito e diarreia, para que a reposição seja correta.

Antes de beber, é preciso provar o soro: ele não pode estar mais salgado do que uma lágrima. O soro caseiro só dura 24 horas pronto, depois disso, o que sobrou deve ser descartado. Portanto, se for necessário que a pessoa beba por mais de um dia, a cada dia é necessário preparar uma nova dose.

• Corta o vômito ou a diarreia?

Não, o soro caseiro não serve para acabar com o vômito ou com a diarreia. Sua função, como foi dito no início, é apenas fazer a reposição das substâncias que são perdidas, como a água e os sais minerais.

É por isso que beber o soro caseiro não libera ninguém de procurar uma consulta. Em casos de vômito e diarreia, sempre é importante passar por uma avaliação médica que possa detectar quais são os motivos que levaram ao problema e tomar os medicamentos adequados. O soro caseiro serve como um apoio.

Pesquisar
Artigos Relacionados