Sintomas TPM

links patrocinados

Sintomas TPM

Sintomas TPM

De acordo com pesquisas, 80% das mulheres brasileiras com idades entre 18 e 35 anos sofrem todos os meses com os sintomas de uma síndrome que, apesar de ser alvo de piadas e de até ser contestada, é comprovada cientificamente. Estamos falando da Tensão Pré-Menstrual, chamada popularmente de TPM e conhecida também como Síndrome Disfórica Pré-Menstrual.

O que é TPM?

A TPM surge alguns dias antes da menstruação e acaba com o fim do sangramento. De acordo com ginecologistas, a TPM está fortemente ligada com a produção de serotonina, o hormônio do humor. Quando a menstruação se aproxima, os níveis de serotonina no corpo diminuem, e por isto é tão comum que nesta época muitas mulheres fiquem tristes, chorem por qualquer coisa e também se mostrem agressivas.

É importante salientar que a TPM, para realmente ser considerada Tensão Pré-Menstrual, comece um pouco antes da menstruação e vá embora assim que o sangramento cesse. Quando os sintomas de irritação e tristeza não desaparecem após o fim da menstruação, a mulher pode estar sofrendo de depressão ou de outras doenças mais sérias. Neste caso é importante fazer um diagnóstico com um médico.

Sintomas TPM - quais são

Níveis de TPM

De acordo com especialistas, a TPM pode ser dividida em níveis de acordo com os sintomas que a mulher apresenta. A TPM Leve é a mais comum e atinge 70% das mulheres. Este nível de TPM ocasiona dores no corpo, inchaços e dor de cabeça. Outro nível de TPM é o Moderado, que atinge 20% das mulheres antes da menstruação. Neste nível as mulheres ficam irritadas, tristes e podem brigar sem motivo com companheiros, filhos e colegas de trabalho. Já o terceiro nível, que atinge apenas 10% das mulheres, é o Extremo, que se caracteriza por irritação e tristeza extremas. Neste caso, como os sintomas geralmente comprometem o dia a dia da mulher, é recomendável procurar ajuda médica.

Sintomas da TPM

A maioria das mulheres, quando percebem que a menstruação está para chegar, fica irritada, depressiva, com dor de cabeça, com vontade de comer chocolate e com inchaços pelo corpo. Estes sintomas são os mais comuns, mas de acordo com os especialistas, a TPM conta com cerca de duzentos sintomas diferentes.

Quais os Sintomas TPM

Cada mulher reage de um jeito diferente à TPM, mas algumas prevenções devem ser adotadas por todas que sofrem deste mal para não se desgastarem tanto em alguns dias da semana todos os meses. É recomendável ingerir menos sal, visto que este ingrediente é um dos maiores causadores de inchaço, e também consumir menos café, capaz de deixar as pessoas mais ansiosas.

Para combater a TPM há diversas dicas. Uma delas é começar a tomar pílulas anticoncepcionais, que equilibram os hormônios e geralmente acabam totalmente com os efeitos e sintomas da tensão. Se esta não é uma alternativa, vale recorrer aos exercícios físicos, que liberam endorfina e deixam o corpo mais relaxado e as pessoas mais felizes e satisfeitas.

É interessante também se alimentar com alimentos calmantes, como maracujá e alface, alimentos ricos em vitamina C, capaz de mandar o estresse para o espaço, como laranja e espinafre e também alimentos com cálcio, uma substância poderosa para o controle das oscilações de humor, como derivados do leite e vegetais verde-escuros.

TPM Sintomas Sintomas TPM - dores de cabeça

Sintomas TPM

Confira um vídeo sobre a TPM:

Pesquisar
Artigos Relacionados