Sintomas e tratamento de úlcera

links patrocinados

Sintomas e tratamento de úlcera

O principal sintoma de úlcera é a dor no local da ferida que, na maioria das vezes, é no estômago. O tratamento de uma úlcera depende do seu tipo e do local da agressão, independentemente desses dois aspectos, é preciso sempre procurar um médico, pois a aparência da úlcera nem sempre é indicativo da sua real gravidade. Dentre os tratamentos mais utilizados, estão: curativo simples; que realizados em todos os casos de úlceras expostas.

Confira mais

Sintomas e tratamento de úlcera Confira os Sintomas e tratamento de úlcera

São o primeiro passo para o tratamento de uma úlcera, este deve ser sempre limpado e trocado pelo paciente, curativos especiais; os curativos especiais são feitos com substâncias específicas que atuam diretamente na cicatrização da úlcera, estes são indicados para pacientes que tem maior dificuldade de cicatrização ou então, para as úlceras mais agressivas, oxigenoterapia; está é uma técnica muito utilizada que consiste no fornecimento de oxigênio diretamente na úlcera, acelerando expressivamente a regeneração local, além disso o oxigênio é um potente antibactericida, dificultando portanto, inflamações locais que agravam a situação, o oxigênio também é muito utilizado para o tratamento de doenças inflamatórias gastrointestinais, queimaduras, infecções, amputações, esmagamentos, entre outros casos, além desses tratamentos locais, a ingestão de antibióticos e medicamentos específicos é imprescindível para o tratamento das úlceras .

Tratamento de úlcera

O que são Úlceras?

Úlceras são lesões ocorridas no tecido mucoso ou cutâneo, dá-se o nome de úlcera a qualquer uma dessas feridas, normalmente associamos o nome úlcera a uma lesão mais agravada, entretanto, uma afita, por exemplo, é uma úlcera, assim como uma herpes.

Sintomas de úlcera

Causas de Úlceras

A maioria das úlceras mais graves são formadas no nosso sistema digestório, principalmente no estômago e no intestino, elas ocorrem pois há um revestimento que protege as paredes internas dos órgãos dos ácidos presentes no estômago, quando estas paredes se rompem, o ácido afeta estes revestimentos, resultando em uma úlcera ou em uma gastrite. Normalmente, as úlceras ocorrem apenas na primeira camada desse revestimento, quanto a úlcera é bastante aguda e rompe a parede do estômago e do duodeno, dá-se o nome de perfuração, neste caso, o paciente é levado as pressas a emergência médica.

O mais popular de se ocorrer é a contaminação com a bactéria Helicobacter pylori, que causa uma infecção estomacal, entretanto, existem casos em que esta bactéria apenas fica alojada no estômago, sem desenvolver nenhuma patologia.

Sintomas e tratamento de úlcera - saiba mais

Agentes que Possibilitam ou Influenciam nos casos de Úlcera

Algumas ações aumentam gradativamente a possibilidade de devolver uma úlcera, as ações mais proeminentes são: ingestão abusiva de álcool, tratamentos envoltos à radioterapia, uso exagerado, irregular e inapropriado de remédios como ibuprofeno, aspirina, anti-inflamatórios do tipo AINEs, ou seja, que não se enquadram na categoria esteroides, naproxeno, entre outros remédios danosos quando usados excessivamente e erroneamente, cigarro e outra qualquer substância que tenha tabaco (inclusive mascar a folha) e situações médicas onde o paciente faça uso de máquinas para sobrevivência, como a máquinas que auxiliam na respiração, na circulação e ainda, pacientes que fazer hemodialise com frequência.
Procure sempre realizar checapes e fique atento a dores agudas no estômago.

Pesquisar
Artigos Relacionados