Sintomas de Problemas na Tireoide

links patrocinados

Sintomas de Sintomas de Problemas na Tireoide

A glândula da tireoide é um órgão extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Ela é a grande responsável por acompanhar as funções do corpo e por manter as nossas células em perfeito funcionamento. Nas mulheres, a tireoide ainda ajuda a manter e regular o ciclo menstrual. Estima-se que cerca de 15% da população acima de 45 anos têm problemas na tireoide, ocorrendo principalmente em mulheres. Por ter inúmeros sintomas, é muito comum ver pessoas com algum tipo de problema na tireoide suspeitando de outros problemas e demorando para ter um diagnóstico preciso.

Principais sintomas que evidenciam Sintomas de Problemas na Tireoide

Sintomas de Problemas na Tireoide Conheça os Sintomas de Problemas na Tireoide

Um dos principais sintomas que evidenciam problemas na tireoide é a falta ou ainda o excesso de energia. Isso porque os hormônios da tireoide estimulam as nossas células a trabalharem e por isso quando os produzimos em excesso (hipertireoidismo), o nosso metabolismo passa a funcionar de forma acelerada, fazendo com que o paciente desenvolva episódios frequentes de insônia e fique muito agitado. Outro sintoma que evidencia problemas na tireoide é a percepção de frio e de calor alterada. Isso porque no hipertireoidismo o paciente acaba sofrend¬o mais com o calor e no hipotireoidismo é comum que o paciente sinta mais frio do que o normal.

Problemas na Tireoide

Confira mais

Estando os metabolismos mais acelerados os lentos, a temperatura corporal acaba ficando mais alta ou ainda mais baixa. Problemas intestinais também evidenciam problemas na tireoide. Assim, pessoas com hipertireoidismo acabam tendo um aumento do trânsito intestinal, fazendo assim que elas tenham diarreias e um maior número de evacuações. Já uma pessoa com hipotireoidismo acaba ficando com o intestino mais lento, sendo comum então a ocorrência de prisão de ventre. Outro sintoma de problemas de tireoide são as alterações no peso. No hipotireoidismo acontece um ganho de peso, enquanto no hipertireoidismo ocorre a perda de peso. Vale ressaltar que essa alteração se normaliza quando é feito um tratamento adequado.

Saiba mais sobre os Sintomas de Problemas na Tireoide

Demais sintomas

Assim como as alterações no peso, inchaços pelo corpo podem indicar problemas na tireoide. O inchaço acontece principalmente nas extremidades do corpo, como os pés e as mãos e ainda nas principais áreas do rosto. Outro sintoma que pode indicar problema na tireoide é a sudorese excessiva e a pele seca. Isso porque o hipertireoidismo acaba causando um aumento da temperatura corporal e do metabolismo, fazendo com que o paciente sue mais do que o normal, ainda que esteja parado. No hipotireoidismo, as taxas baixas metabólicas acabam interferindo diretamente na lubrificação da pele, deixando-a com um aspecto bem mais seco. Outro sintoma muito comum que podem evidenciar problemas na tireoide é tremor e taquicardia. Isso porque os hormônios da tireoide são os grandes responsáveis por causar essas reações no corpo. Outra maneira de verificar se há problemas na tireoide é verificar a temperatura corporal e se há dificuldade para engolir. Vale ressaltar que se a febre vier acompanhada de outros sintomas de hipertireoidismo, procure um médico, pois você pode estar com uma manifestação mais severa da doença.

Sintomas de Problemas na Tireoide - saiba mais

Identificação

Os tumores benignos em geral não apresentam sintomas, por isso eles são identificados apenas com exames médicos específicos. Mas, é recomendável que pessoas que tenham problemas de tireoide na família, realizem um autoexame. Para isso fique em frente a um espelho e estenda para trás sua cabeça de maneira que a região do pescoço fique exposto. Em seguida beba e engula um copo de água e observe se há alguma protuberância ou nódulo na sua tireoide. Em caso de alguma alteração, procure imediatamente um especialista.

Pesquisar
Artigos Relacionados