Sintomas de leucemia

links patrocinados

Sintomas de leucemia

Sintomas de leucemia

A leucemia é uma doença em que há uma produção anormal de células (exatamente como ocorre no câncer), mas nesse caso é o sangue que é atingido, tendo origem na medula óssea e se espalha de forma generalizada devido ao local em contato com boa parte do organismo. É o tipo mais comum de câncer envolvendo o sangue, podendo afetar as células brancas (que tem como função proteger e atacar contra possíveis infecções e doenças, estando ligada ao sistema imunológico), as células vermelhas (que espalham o oxigênio pelo corpo) e as plaquetas (ajudam no controle de saída do sangue no caso de um machucado, evitando formação de coágulos, por exemplo).

Quando a pessoa está com leucemia, as células brancas começam a se reproduzir juntamente com o câncer, deixando a pessoa mais fraca visto que as células normais tentam lutar contra as cancerígenas. Caso não haja tratamento imediato ou a descoberta venha mais tarde, é possível que boa parte das células cancerígenas que estão se reproduzindo em grande velocidade afetem as células saudáveis a um ponto extremo. Existem quatro tipos diferentes de leucemia: a linfocítica crônica ou aguda e a mielóide crônica ou aguda.

Os sintomas da leucemia dependem principalmente da reação do organismo, bem como do tipo da doença, mas geralmente envolvem: sangramento com facilidade, infecções freqüentes, fadiga e cansaço, perda de peso, febre, nódulos linfáticos com inchaço, entre outros. Entretanto, como se pode ver pela descrição, esses são sintomas muito amplos e só se pode confirmar com certeza absoluta através de exames exigidos por médicos, geralmente envolvendo a saúde do seu sangue, contagem de células e glóbulos, etc. Muitos sintomas não ficam aparentes até que já haja infecção alta das células cancerígenas.

Mais informações

A leucemia do tipo crônica não desenvolve de forma tão rápida como a aguda, sendo que a primeira tem um desenvolvimento considerado gradual e lento, podendo ser identificado com exames de rotina ainda que estes não sejam feitos com uma frequência desejada. Nesses casos, a leucemia pode surgir e demorar anos para realmente iniciar o progresso e ataque às outras células, possibilitando um tratamento efetivo. Como tem origem na medula óssea, as células cancerígenas podem se instalar em órgãos específicos, como por exemplo rins, pulmões, estômago e até mesmo testículos e cérebro.

Após uma certa evolução da doença, geralmente durante o tratamento e também por causa das diferentes substâncias ingeridas e a quimioterapia, é normal que o paciente passe por sintomas como náusea, falta de apetite, dor nos ossos e também nas articulações e músculos, falta de ar, cansaço, convulsões, desmaio, etc. Em muitos casos os sintomas da leucemia se parecem com uma gripe comum, mas é mais aprofundada e com um cansaço maior.

A causa da leucemia, assim como a de vários outros cânceres não é conhecida, embora fatores genéticos e de ambiente possam afetar o surgimento da doença. A leucemia é uma mutação genética do DNA, podendo surgir espontaneamente e considerar o organismo um local propício para o aumento das células cancerígenas.

Fotos

Confira fotos dos Sintomas de leucemia:

LeucemiaLeucemia
Alguns dos sintomas são o forte cansaço e a anemiaAlguns dos sintomas são o forte cansaço e a anemia
As causa da leucemia são desconhecidasAs causa da leucemia são desconhecidas

Pesquisar
Artigos Relacionados