Sinais que a Boca dá para a Saúde do Organismo

links patrocinados

Sinais que a Boca dá para a Saúde do Organismo

A saúde bucal em geral, reflete na saúde geral do nosso organismo. Qualquer tipo de lesão na mucosa bucal pode ser contaminada por microrganismos adquiridos por outra pessoa ou aquelas ainda presentes na boca, aumentando o risco de instalação de doenças que vão desde problemas circulatórios até doenças sexualmente transmissíveis. Vale ainda ressaltar que é correto afirmar que as herpes, as aftas, o excesso de saburra e demais problemas que começam na boca, podem denunciar a existência de doenças mais graves. Por isso, vale a pena ficar atento aos inúmeros sinais que a boca dá para a saúde d nosso organismo.

Sinais na língua

Sinais que a Boca dá para a Saúde do Organismo Conheça os Sinais que a Boca dá para a Saúde do Organismo

Saburra, que nada mais é do que uma placa amarelada ou esbranquiçada que fica no dorso na língua pode indicar a existência de problemas de saúde mais graves. Isso porque a formação da saburra é mais intensa em pessoas que estão com o fluxo de saliva diminuído, que geralmente acontece durante situações de estresse, pela presença de determinadas doenças e pela ingestão de alguns medicamentos. Dentre as bactérias que estão presentes na língua estão algumas que são capazes de causar pneumonia, parada cardíaca, gastrite, acidente vascular cerebral, endocardite bacteriana e doença periodontal. Vale ressaltar ainda que essas bactérias costumam provocar mau hálito. Por isso, o indicado é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes e também a língua para eliminar a chance de instalação de qualquer microrganismo.

Sinais que a Boca dá para a Saúde

Cuidados essenciais

Outro sinal de que há algum problema na sua saúde é o aparecimento das herpes labiais e bucais. A herpes é uma doença contagiosa e a sua transmissão acontece geralmente na infância. Entre as principais causas desta doença podemos citar a exposição em excesso à radiação ultravioleta ou ao sol, as febres, gripes, menstruação, uso de corticoides, infecções, temperaturas baixas, distúrbios gastrointestinais, gravidez e estresse mental ou físico. Em pessoas com deficiências imunológicas, a herpes pode causar complicações graves, já que o organismo quando está exposto a uma baixa imunidade, acaba ficando mais vulneráveis à ocorrência de infecções.

Conheça os Sinais que a Boca dá para a Saúde do Organismo

Confira mais

Por isso, é recomendado tratar o problema na primeira manifestação (irritação, coceira e inflamação), já que esse cuidado pode diminuir o tempo de duração e ainda o tamanho das lesões. O tratamento da herpes poderá se dar de duas maneiras, sendo o primeiro através da prescrição de medicamentos antivirais e o segundo uma aplicação de laser com baixa potência. Também é importante não tocar na ferida, para evitar o contágio. Se tocar, o recomendado é lavar imediatamente as mãos com água e sabão.

Saiba os Sinais que a Boca dá para a Saúde do Organismo

Autoexame

Para verificar de maneira correta os sinais de saúde que a boca dá ao organismo é importante realizar um autoexame, para verificar a existência de anormalidades. Deve-se procurar por caroços, observas se existem mudanças na aparência da parte interna da boca ou nos lábios, endurecimentos, inchaços, áreas dormentes, sangramento, feridas e dentes quebrados ou amolecidos.

Pesquisar
Artigos Relacionados