Serotonina e Endorfina

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Serotonina e Endorfina

Serotonina e Endorfina

Sobre a Serotonina e Endorfina

Você já ouviu falar de neurotransmissores? Embora o nome pareça ser algo complexo, estas substâncias são bastante fáceis de serem entendidas. São substâncias químicas produzidas pelos neurônios, as células nervosas. É através destas substâncias que as células enviam informações às outras. As mais comuns, por exemplo, são a serotonina e a endorfina.

Produção da Serotonina e Endorfina

A serotonina e a endorfina são produzidas e liberadas em resposta aos estímulos. A primeira está intimamente ligada às diferenças de humor de uma pessoa, ou, ainda, aos transtornos afetivos. A serotonina, então, faz parte do controle do humor, comportamentos emocionais e o ciclo do sono.

Este neurotransmissor tem, também, um efeito analgésico e ainda está relacionada a outros aspectos, como, por exemplo, ao controle da temperatura corporal, à fome, ao controle da respiração, bem como à pressão sanguínea e a liberação de hormônios.

A endorfina, por sua vez, é produzida em resposta às atividades físicas e o principal objetivo desta substância é o relaxamento, a sensação do prazer, como também o ânimo e a sensação de bem-estar. Esta substância ainda está relacionada à melhora da memória, aumento de resistência e disposição física. A endorfina também diminui o envelhecimento!

Para aumentar a produção destas substâncias no corpo, alguns especialistas indicam, por exemplo, para a produção de endorfina, o consumo de chocolate e pimenta. No caso da serotonina, comer alimentos, como banana, tomate e vinho estimulam a produção deste neurotransmissor. Atividades como o sexo e tomar sol também aumentam a quantidade desta substância no organismo!

Atitudes que devem ser evitadas ou adotadas para ter mais Cálcio no Organismo

Apenas 10% da população do Brasil ingere a quantidade recomendada diária de cálcio, ou seja, três vezes abaixo da quantidade recomendada diariamente. O ideal é que sejam consumidas pelo menos 1.000 mg de cálcio por dia, o que equivale a uma porção de queijo amarelo e a três copos de leite integral. Não consumir a quantidade recomendada pode causar o desencadeamento de várias doenças, como hipertensão e osteoporose, além de facilitar o aparecimento de fraturas ósseas causadas por quedas. Mas, vale ressaltar que não basta apenas ingerir esse tipo de alimento. Diversos outros fatores acabam influenciando na absorção do cálcio no organismo. Saiba algumas atitudes que devem ser evitadas e adotadas para ter mais cálcio no organismo.

Praticando exercícios e atividades físicas

Atitudes que devem ser evitadas ou adotadas para ter mais Cálcio no Organismo Saiba as Atitudes que devem ser evitadas ou adotadas para ter mais Cálcio no Organismo

Uma das atitudes que deve ser adotada para ter mais cálcio no organismo é praticar exercícios e atividades físicas. Isso porque, quanto mais movimentamos nossos ossos, maior é a ativação de células produtoras deles. Além disso, a prática de exercícios físicos ajuda nosso corpo a absorver o cálcio que ingerimos, auxiliando assim para um melhor fortalecimento dos ossos. Os exercícios e atividades mais eficazes para ter mais cálcio no organismo são aqueles que movimentam os ossos para lados diferentes.

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Uma boa dica é a corrida, a musculação, as atividades em quadra, a caminhada e a dança. Outra atitude que deve ser adotada é a ingestão de fósforo e de magnésio, já que eles fazem parte da matriz óssea, auxiliando ainda no fortalecimento dos ossos e na absorção de cálcio. Estes importantes nutrientes são encontrados nas castanhas, nas folhas escuras, no leite e seus derivados e nas carnes. Consumir bastante vitamina D também é uma forma de ter mais cálcio no organismo.

Cálcio no Organismo

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Além disso, uma pequena exposição ao sol já é capaz de ativar a vitamina D que está presente em nosso organismo, estimulando assim a absorção intestinal deste nutrientes. Uma boa dica é expor-se ao sol antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde. No horário entre as 10 e as 16 horas só se exponha ao sol com o uso do protetor solar. Vale ressaltar ainda que a vitamina D é encontrada no salmão, na sardinha e nos cogumelos.

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Hábitos que devem ser evitados

Para se ter mais cálcio no organismo deve-se evitar o consumo de refrigerantes. Pessoas que bebem mais refrigerantes compostos por cola rendem a eliminar uma maior quantidade deste nutriente através da urina. Evitar o excesso de proteínas também é uma maneira de manter mais cálcio no organismo. Isso porque, as proteínas, principalmente as de origem animal, ou seja, encontradas em peixes, carnes e queijos, aumentam a quantidade de urina excretada quando a mesma é consumida em excesso. Tome cuidado com o sódio para manter a quantidade de cálcio alta no organismo. Isso é importante porque o sal, quando é consumido em excesso, aumenta a excreção do cálcio através da urina.

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