Saúde da Família

links patrocinados

Saúde da Família

Saúde da Família

O saúde da família é um programa criado pelo governo do ex-presidente participante do partido político PT Lula.

A ideia era a de complementar o Sistema Único de Saúde, dando assistência para famílias carentes e criando um histórico de cada familiar, para que se possa ter um registro de cada consulta e cada sintoma que cada um possa ter tido.

Atualmente, esse programa foi renomeado para Estratégia da Saúde e da Família, por não se tratar mais de fato, de um programa assistencialista.

Existem hoje programas de promoção da saúde, informativos, tudo para que não só as doenças sejam tratadas, mas sim para que todo o ambiente em que a família participante está inserida possa ser estudado.

O programa Saúde da Família foi fundado na década de 70, em 1974 e desde então, vem sofrendo modificações em sua mecânica.

Acompanhamento

Acompanhamento

Para que se possa ter sucesso nesse programa ou em qualquer outro, um item essencial para o funcionamento adequado dele, é o acompanhamento.

Tanto da parte governamental para fazer a certificação de que o sistema está funcionando da maneira correta, quanto da parte dos participantes. Todos devem estar atualizados da maneira correta de se inscrever e participar ativamente do programa.

A fiscalização também é um fator importante. Infelizmente, os programas de benefícios como bolsa família, bolsa escola, etc. tem a fama de terem um nível alto de fraudes.

Atenção

Familia

Falando um pouco sobre a saúde da família no geral, é importante que os familiares estejam sempre cuidando um dos outros e dando atenção ao estilo de vida que todos dentro daquela comunidade exercem.

Possíveis sintomas de um membro da família devem despertar nos outros membros um sinal de alerta para que qualquer doença seja detectada e curada rapidamente.

União

A união da família, com ou sem programa de assistência é o fator mais importante e essencial do tema abordado neste artigo.

A saúde é importantíssima para todos, e exige atenção em várias partes da rotina familiar. A higiene pessoal, por exemplo, é um item que deve ser ensinado para todos de maneira clara e correta.

A partir daí, a higiene do lugar em que moram em geral, tenderá a ser limpo e livre de insetos e sujeiras que, dependendo do caso, podem trazer doenças para os que residem em um ambiente sem o cuidado da limpeza.

Uniao da Familia

A alimentação e a maneira que os alimentos são limpos e manuseados durante o preparo das refeições também merece atenção. Frutas e verduras devem ser sempre muito bem lavadas. Carnes devem ser adquiridas em locais também confiáveis, e esse tipo de alimento requer um cuidado especial na hora de assar.

Lavar as mãos sempre muito bem é uma atitude que por muitas vezes acaba sendo esquecida – principalmente pelas crianças. É preciso então, criar o hábito de sempre fazer a higiene das mãos antes de sentar à mesa. Isso vai evitar que as crianças peguem gripes com muita facilidade, assim como doenças mais graves também podem ser evitadas com o simples atos de lavar bem as mãos.

Muita atenção com os hábitos em sua família. Assim, todos poderão ter uma vida muito mais saudável juntos!

Medicos Saude da sua familia

Pesquisar
Artigos Relacionados