Bolsa Familia – Inscrição e Cadastro do Programa Bolsa Familia

Bolsa Familia - inscrição e cadastro do Programa Bolsa Familia

Bolsa Família: Inscrição e Cadastro do Programa Bolsa Família

O governo Lula, criou alguns auxílios a famílias de baixa renda, com o objetivo de diminuir a pobreza e ajudar a manter os lares, que nem sempre possuem condições dignas de saúde e alimentação. No intuito de fazer com que os membros das famílias tenham condições mínimas de se sustentar, o governo juntamente com os municípios criou programas para ajudar crianças, adultos e gestantes.

O Programa Bolsa Família é um destes programas que visam amenizar os sintomas de pobreza e extrema pobreza pelo Brasil. Este programa abrange cerca de 16 milhões de brasileiros com renda inferior a 70 reais por mês. O foco deste programa é dar a população condições de que possa estudar, se vestir e manter a família, diminuindo os problemas relacionados à saúde e educação que ocorrem por decorrência das dificuldades financeiras de algumas famílias.

Inscricoes Bolsa familia

Financiado pela Caixa Econômica o Programa Bolsa Família, está distribuído por todo o Brasil com a participação dos municípios a fim de regularizar o recebimento e fazer um cadastro destas pessoas menos favorecidas. O pagamento acontece mediante a apresentação do cartão, que os cadastrados recebem, e pode ser resgatado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Além do Bolsa Família outros programas estão incorporados sendo eles o Bolsa Escola, o Cartão Alimentação, o Auxílio Gás e o Bolsa Alimentação.

O Cadastro

Cartao Bolsa familia

O cadastro do Bolsa Família, se dá em todos os órgãos de Assistência Social, que se encontram nos CRAS de cada bairro, depois de realizados os cadastros das pessoas é feita uma visita a fim de comprovar o real estado de pobreza e extrema pobreza em que vivem as famílias. Para avaliar o estado de pobreza são analisadas as rendas mensais de cada família, se há gestantes na casa, crianças em fase de amamentação e adolescentes de até 17 anos. A renda mensal de uma família pobre que irá se cadastrar para receber o Bolsa Família, deve permanecer entre 70 e 140 reais, já as famílias de renda inferior a 70 reais são consideradas extremamente pobres.

O cadastro acontece em tempo real, porém para que a família passe a receber o beneficio há um tempo de espera, que varia dependendo da documentação apresentada e do desenvolvimento dos trâmites para que a Caixa Econômica Federal comece a repassar os valores.

Pagamento Bolsa familia

O Bolsa Família existe para unificar outros programas que o governo estabeleceu, dentre eles o Bolsa Gás e o Bolsa Escola, portanto a família que passar a receber o Bolsa Família, se anula destes outros programas.

O Pagamento

A Caixa Econômica Federal se dispõe de diferentes valores para atender as necessidades destas famílias carentes que receberão o Bolsa Família. Os valores dos benefícios variam entre 32 e 306 reais mensais divididos conforme o numero de integrantes da família e os tipos de benefícios que cada um tem direito. Os tipos de benefícios são Básico, Variável, o Variável para Jovem e o da Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância.

Outra questão levada em consideração durante os pagamentos é o número de jovens entre 0 e 15 anos ou entre 15 e 17 anos matriculados em escolas, as crianças de 0 a 6 anos e também se há gestantes na família.

Mudancas no Bolsa familia Objetivo do Bolsa familia

GD Star Rating
loading...
Bolsa Familia - Inscrição e Cadastro do Programa Bolsa Familia, Nota: 4.4 de 5 com 408 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados