Saúde Bucal

Saúde Bucal

Saúde Bucal

A saúde começa pela boca. Todo mundo parece saber disso, mas muitos se esquecem de aplicar o conceito. A maioria da população até procura escolher melhor os alimentos a serem consumidos, porém, deixa de lado os cuidados relacionados à saúde bucal.

Um sorriso bonito vai além da estética. Dentes, língua e gengiva devem estar sadios para não comprometer a autoestima e para não gerar prejuízos à saúde bucal e ao restante do corpo.

Atenção diária

Os cuidados com a boca devem fazer parte do dia-a-dia. A prevenção basicamente é a higiene.
A escovação dental, grande aliada da saúde bucal, deve ocorrer sempre após as refeições. Ela não se limita às três refeições principais, fique atento aos “beliscos” durante o dia, pois nessas horas também é importante a escovação.
A saúde bucal depende da escova certa. Ela deve ter ponta arredondada para não agredir a gengiva e cerdas macias, além de uma cabeça pequena que possibilite o contato com todos os dentes.

Saude da boca

Todas as pastas do mercado, hoje em dia, já possuem flúor em sua formulação para ajudar a fortalecer os dentes. Porém, não exagere no uso dos cremes dentais. É indicado usar pequena quantidade em cada escovação, já que o passar adequado da escova é o que limpa e não a pasta. Assim, também evita a fluorose (doença causada pelo excesso de flúor durante a formação dos dentes, antes dos seis anos).

O Governo Federal tem viabilizado a adição de flúor também nas redes de abastecimento de água pra garantir a saúde bucal da população.

Saude dos dentes

Para uma escovação completa, é necessário o uso do fio dental que evita doenças da gengiva e não esquecer a língua para evitar o mau-hálito. Além da visita periódica ao médico.

Alimentação e a saúde bucal

A alimentação também pode interferir na saúde bucal. Balas e outras guloseimas são bem conhecidas por deixar os dentes mais suscetíveis a formação de cáries por serem alimentos ricos em açúcar. Só que o açúcar é o principal vilão, mas não está sozinho.

As frutas cítricas, por exemplo, podem provocar a erosão dos dentes. O ácido acelera a desmineralização dos dentes. Já alimentos que contém cafeína podem causar o amarelamento, bem como outros produtos pigmentados e o tabaco.

Em relação ao açúcar, caso não resista ao seu consumo, evite pelo menos, a repetição do consumo durante o dia. O amido também colabora para a presença de cáries.

Cárie

Alimentacao e cuidados

Há algumas fases da vida que requerem a atenção redobrada em relação à cárie. Durante o nascimento dos dentes, entre os 9 meses e 3 anos de idade e diante do aparecimento do primeiro molar permanente que ocorre geralmente aos 6 anos.
Restaurações e próteses dentárias e aparelhos ortodônticos também obrigam um maior cuidado.

Brasil Sorridente

Para cuidar da saúde bucal dos brasileiros, o Governo Federal desenvolve a Política Nacional de Saúde Bucal, o Brasil Sorridente. Lançada em 2004, essa política busca a universalização do tratamento odontológico no País e assim prevenir e tratar doenças.

Para alcançar o objetivo, os serviços fornecidos em unidades básicas de saúde vem sendo reorganizados. Além disso, ampliação e qualificação do acesso aos odontologistas são garantidas com o aumento da quantidade de centros especializados.

Higiene Bucal Maneiras de cuidar dos dentes

GD Star Rating
loading...
Saúde Bucal, Nota: 4.5 de 5 com 8 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados