Saiba mais sobre as varizes

links patrocinados

Saiba mais sobre as varizes

As varizes, apesar de ser mais comum de aparecer em mulheres, é uma doença que muitas vezes acaba passando despercebida. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que mais de 20% dos adultos com mais de 40 anos de idade apresente a doença em algum grau.

Por isso, é muito importante que você saiba e entenda mais sobre essa doença, já que elas podem ser sinal de problemas sérios de circulação.

Primeiramente entenda que as varizes de membros inferiores nada mais é do que veias tortuosas, dilatadas e que já perderam a sua real função, que é o de levar o sangue ao coração. Dessa maneira, o sangue acaba ficando congestionado nas veias, tornando-as mais visíveis e volumosas.

Vale ressaltar que quem tem familiares no histórico familiar com varizes possui uma chance maior de desenvolver a doença. Além disso, esta é uma doença que pode ser causada por inúmeros fatores, por isso, pode ocorrer que nem todos em uma família desenvolvam a doença.

Os microvasinhos quando não tratados de forma correta, podem virar varizes?

Saiba mais sobre as varizes Varizes

Os microvasinhos, também conhecidos por telangiectasias, são veias muito finas, que podem causar queimação e muita dor, além é claro de muita insatisfação quando o assunto é estética. Mas, isso não quer dizer que se não forem tratadas corretamente, esses vasinhos se tornarão varizes. O mais comum é que este tipo de vasinhos cresçam em extensão, ou seja, eles se espalham pelas pernas.

Confira mais sobre as Varizes

Confira mais

Você também já deve ter ouvido que não adianta operar as varizes, porque elas voltam. Mas isso não é verdade. Quando você opera as varizes são removidas apenas as veias doentes. O que na verdade acontece, é que ao longo dos anos as veias que eram saudáveis na época da operação podem tornar-se varicosas. Por isso, as varizes doentes retiradas não voltam, o que volta é a doença a si. Cirurgias realizadas com as técnicas adequadas e bem planejadas costumam ter um resultado satisfatório e duradouro aos pacientes por anos e anos.

Dúvidas sobre as varizes

Quais são as complicações das varizes?

Quando as varizes encontram-se em estágio avançado elas podem trazer complicações bem inconvenientes para a sua saúde, como flebites, dermatite ocre e ulceras varicosas.

A dermatite ocre é um tipo de inflamação crônica da pele, que está associada a hiperpigmentação nas pernas, nos pés e nos tornozelos. Além disso, este tipo de varizes provoca coceira.

Já as ulceras varicosas são feridas nos tornozelos e nas pernas que são provocadas pelo congestionamento de sangue nesta região. Além disso, vale ressaltar que este tipo de varizes aparece em estágios já avançados da doença e possuem uma cicatrização difícil.

Saiba mais sobre as varizes - saiba mais

Confira mais

As flebite por sua vez, são processos inflamatórios nas veias que geram coágulos no seu interior. Deve-se tomar cuidado, há que este tipo de complicação é bastante dolorosa e costuma deixar sequelas, como dores e manchas na pele.

Vale ressaltar ainda que as varizes podem causar o aparecimento da trombose, já que quando a doença está no seu estágio avançado e intermediário representa um fator de risco para a formação de coágulos nas veias. Por isso, é muito importante se atentar ao aparecimento de varizes e procurar um médico especialista para tratar a doença.

Pesquisar
Artigos Relacionados