Rugas

links patrocinados

Rugas

Rugas

As rugas é uma condição natural da pele e aparecem quando o corpo começa a envelhecer ou mesmo quando certas expressões próprias das pessoas se fixam com o movimento da pele, principalmente na face.

Apesar de ser algo natural, as rugas são bastante temidas, principalmente entre as mulheres. Um verdadeiro mercado de produtos e serviços que prometem amenizar as rugas cresceu nas últimas décadas no Brasil e no mundo. Hoje temos milhares de opções para o cuidado com a pele e prevenção de rugas.

O que são as rugas

A partir dos 25 anos tende a surgir marcas de expressões e ondulações na pele, como os pés de galinha (perto dos olhos) e o bigode chinês (entre a boca e o nariz). Isso porque a pele vai ficando mais flácida e a ação das expressões sobre a pele mais evidente. A exposição ao sol e ao ambiente também ajuda para que formem as rugas e linhas de expressão. A produção de colágeno do corpo diminui, assim como a produção de gordura que umidifica a camada superior da pele, o que ocorre a partir desta idade e a pele fica com pouca sustentação. As fibras elásticas da pele ficam enfraquecidas. A pele vai ficando com um aspecto pregueado e desuniforme. As regiões mais afetadas pelas rugas são a face, o pescoço, as mãos e o colo.

Tratamento contra as rugas

Rugas no rosto

Hoje existem diversos métodos, tratamentos e produtos que ajudam a prevenir e diminuir as rugas. Contudo, é importante ressaltar que o aspecto da pele tem muito a ver com o estilo de vida que a pessoa leva e suas atitudes. Há pessoas que gastam muito dinheiro com tratamentos de ponta, mas que continuam fumando, se alimentando mal e não dormindo direito. Antes de optar por um dos tratamentos disponíveis, vale a pena rever seus hábitos.

A indústria de cosméticos investiu como nunca antes em pesquisas e novas fórmulas nesta última década. As fórmulas iniciais trazidas para o Brasil contemplavam o tipo de pele das europeias – geralmente mais secas que as da mulher brasileira. Afinal, os climas são diferentes e a pele da população brasileira em geral é mais oleosa e úmida. Hoje há opções próprias para o nosso tipo de pele. Os cremes a base de ácido retinoico, glicólico e kójico são os mais indicados no combate as rugas.

Creme para Rugas

Os peelings são ótimos, pois através da esfoliação, estimula a elastina e o colágeno, melhorando a aparência da pele. Em geral, os peeling são doloridos e custam caro. Além disso, são necessárias algumas sessões.

A toxina botulínica, ou botox, ajudam a amenizar momentaneamente as rugas e as aplicações devem acontecer de tempo em tempo. Pode ser aplicado a partir dos 30 anos. As técnicas de preenchimento com ácido hialurônico ou PMMA (polimetil metacrilato) são ideais para casos mais acentuados de rugas.

Cuidados

Cuidados com as Rugas

Se você quer um rosto sem rugas por mais tempo, não fume. O cigarro pode aumentar em até cinco vezes o envelhecimento precoce e as manchas de idade. Ele retira toda a vivacidade e o brilho da pele. Usar o protetor solar é fundamental em qualquer idade para evitar doenças de pele graves, rugas e manchas. Hidratar diariamente a pele ajuda a nutrir as diferentes camadas que a estruturam.

A dieta também pode ajudar os tratamentos e a prevenção de rugas. Manter uma dieta equilibrada, com alimentos ricos em fibras, vitaminas e substâncias que impedem o aparecimento de radicais livres e oxidantes é o primeiro passo para uma pele saudável. Dormir adequadamente, beber água em abundância todos os dias e praticar exercícios também contribui para se manter uma aparência mais jovial.

Aceite suas rugas

Todos irão envelhecer. Aceite este fato, mas não se acomode. Tenha uma atitude saudável e positiva diante da vida. O mercado dispõe de muitas opções de tratamentos contra as rugas para que as pessoas possam continuar com uma aparência mais saudável.

TIpos de Rugas Tratamento de pele

Pesquisar
Artigos Relacionados