Riscos da endometriose

links patrocinados

Sendo uma doença que afeta o útero das mulheres e pode causar infertilidade, veja mais informações sobre os sintomas e riscos da endometriose.

Riscos da endometriose

endometriose

Quais os sintomas de quem possui a endometriose

Muitas mulheres podem se perguntar quais são os riscos da endometriose, já que se trata de doença que afeta diretamente o útero. Ela acontece quando o tecido que reveste o útero começa a se desenvolver e crescer também em outras partes do corpo, o que costuma se manifestar em alguns sintomas. Um dos principais são as fortes dores de cólica, que pode ser uma das suspeitas em relação à doença.

Sobre os riscos da endometriose, a cólica é algo normal de se ocorrer na mulher, mas quando é muito forte, a melhor forma de descobrir a sua causa é indo ao médico. Também é comum que outros efeitos sejam manifestados para quem possui a doença, como mudança no trânsito intestinal durante a menstruação e dificuldade para engravidar depois de um tempo.

Riscos da endometriose: como o diagnostico é feito

Cuidados com a endometriose

Os riscos da endometriose podem ocorrer em qualquer fase de idade da mulher, desde quando ela tem a sua primeira menstruação, até os seus últimos estágios de ovulação. Geralmente, a idade em que mais se possui o diagnóstico da enfermidade é durante os 30 e 32 anos, fase em que a mulher pode tentar engravidar. Se depois de um ano de tentativas nada ocorreu, pode ser que a doença tenha se manifestado.

A infertilidade é um dos maiores riscos da endometriose. A única forma de detectar a doença é por meio de exames feitos por um ginecologista. É possível perceber ao toque se há uma mudança na espessura da parede vaginal, um dos sintomas da doença.

Problemas para engravidar por causa da doença

Sintomas da endometriose

Apesar dos riscos da endometriose, a doença não é fatal e possui cura na maioria das vezes quando é detectada. A maior parte das pacientes passa de um a cinco anos sem saber que possui essa enfermidade, sendo que um exame anual ou semestral no ginecologias já é suficiente para diagnosticar a mesma. A falta de costume de ir ao médico é um dos grandes agravantes para as mulheres.

A infertilidade é causada quando a doença já se encontra em um estágio bem avançado, obstruindo a tuba do útero. Quem for diagnosticada com a doença e fazer todo o tratamento, tem grandes chances de engravidar de forma normal. Como um dos principais riscos da endometriose, se você é mulher e não consegue engravidar depois de meses de tentativas, a dica é procurar um médico o mais rápido o possível.

Riscos da endometriose: realizando os exames

Em relação aos riscos da endometriose, não há ao certo dicas de como a mesma pode ser prevenida. Uma das formas é ficar atento a casos da doença que se possa ter dentro da famíla, já que já foi observado um fator genético no desenvolvimento da doença. Para diagnosticar cedo esta ou outras doenças ginecológicas, realize os exames de rotina. Prevenir e diagnosticar cedo dá mais chances de cura.

Tratamento endometriose

Pesquisar
Artigos Relacionados