Rinite e sinusite: qual a diferença entre elas

links patrocinados

Rinite e sinusite: qual a diferença entre elas

O que são rinite e sinusite

Quando o nariz começa a começar e a pessoa começa a espirrar, as vias nasais ficam congestionadas e outros sintomas parecidos aparecem, é comum as pessoas acharem que estão ou possuem rinite. A rinite é um problema causado por alergia e inflamação em toda a estrutura nasal e é muito comum na maior parte da população.

Já a sinusite, que possui sintomas muito parecidos com a rinite, é uma inflamação na região dos seios da face, ou as maçãs do rosto. A sinusite pode ser causada por diversos fatores. Entre eles estão a entrada de vírus, bactérias ou fungos, ou ainda por alguma reação alérgica. A sinusite é e pode ser mais grave se sofrer complicações, podendo virar uma meningite se não tratada corretamente.

Qual a diferença entre rinite e sinusite

Rinite e sinusite: o que são e qual a diferença Rinite e sinusite

As pessoas sempre querem saber o que são e qual a diferença entre rinite e sinusite. Isso porque há muita confusão e as duas são confundidas frequentemente. Não é por menos: praticamente todos os sintomas são iguais, com exceção de alguns específicos que fazem com que elas se diferenciem.

Os principais sintomas que diferem as duas doenças são a febre e a hipersensibilidade no rosto que a pessoa com sinusite apresenta. Quem está só com rinite não possui febre. A rinite é algo mais leve, menos preocupante, já a sinusite pode virar uma infecção generalizada, já que pode ser causada por vírus.

Rinite e sinusite: o que são

Como evitar rinite e sinusite

As formas de evitar a rinite e a sinusite também possuem suas diferenças. A rinite, por ser uma reação alérgica a algum tipo de substância como o pólen, por exemplo, exige apenas que a pessoa se mantenha longe destas substâncias. Evitar o acúmulo de pó nos cômodos como quartos e salas pode evitar a formação da alergia e, assim evitar que a rinite se intensifique.
Já a sinusite exige alguns cuidados a mais. Além de evitar o contato com pó e outras substâncias alérgicas, é necessário lavar a estrutura nasal, se proteger do frio o máximo possível, beber muita água para evitar o ressecamento das mucosas nasais, evitar ar condicionado e eliminar o cigarro. Isso só para falar de alguns dos procedimentos a serem tomados, já que há outras rotinas que devem ser seguidas para que a sinusite não atrapalhe sua saúde.

Rinite e sinusite: qual a diferença

Como tratar rinite e sinusite

Sabendo o que são rinite e sinusite e quais suas diferenças, é possível saber a forma de tratamento destas duas doenças. O tratamento pode ser feito sem remédios para a rinite. Basta limpar bem a estrutura nasal e ingerir água. Em alguns casos poderá ser necessária a ingestão de algum medicamento, mas este deve ser receitado por um médico.

Rinite e sinusite: o que são e qual a diferença - saiba mais

A sinusite e suas possíveis complicações

A sinusite deve ser tratada com mais cuidado, já que pode trazer complicações perigosas para a saúde da pessoa. Se for causada pela incidência de vírus ou bactérias, deve ser utilizado algum medicamento que elimine estes agentes externos. Além do uso de medicamentos, lavar o nariz com soro (mistura de água e sal) é um procedimento muito bem-vindo. Em ambos os casos, o melhor jeito de não ter nenhuma das duas doenças é a prevenção. Mas se tiver sintomas, procure seu médico e não se automedique.

Pesquisar
Artigos Relacionados