Rinite e sinusite: o que são e qual a diferença

links patrocinados

Rinite e sinusite: o que são e qual a diferença

As doenças respiratórias são cada vez mais comuns nos dias atuais, principalmente na área urbana. Isso porque estão aliadas aos diversos fatores do ar que nas cidades é mais poluído e com escassez de ar puro, mas sim forte presença de poluentes que agravam ainda mais os quadros e também são responsáveis por criar ainda mais a presença dessas doenças. Além disso, o clima no Brasil que é tropical pode contribuir para o aparecimento desses quadros, principalmente nas pessoas que apresentam imunidade mais baixa. Ente as principais estão a sinusite e a rinite, saiba que doenças são e qual a diferença.

Rinite sintomas

Rinite e sinusite: o que são e qual a diferença O que são rinite e sinusite

Algumas das maiores vilãs do sistema respiratório são a rinite e a sinusite, duas doenças que muitas vezes aparecem juntas, e quando a pessoa desenvolve uma delas, tende ao desenvolvimento da outra. E para aqueles que sofrem desse quadro, a mudança de temperaturas calor, frio, ar poluído ou seco já é suficiente para que os sintomas sejam sentidos, a começar pelo nariz. A rinite é uma das alergias respiratórias mais comuns no Brasil atualmente, ela ‘ataca’ quando o organismo é exposto a poluição, aos ácaros, a poeira e o pelo animal. Essa reação é adquirida geneticamente ou mesmo em algum período da vida.
Os principais sintomas da rinite são espirros, secreção, nariz entupido, sintomas que podem ser sentidos em períodos diversos, sendo que podem variam em meses, semanas ou dias apenas. Além disso a pessoa pode ter irritação nos olhos e dores de cabeça.

Prevenção da rinite e sinusite

Rinite tratamento e prevenção

O tratamento é a base de medicação diária durante os períodos de crise e que deve ser prescrita por um médico. Além disso, atualmente existem as vacinas que podem aliviar os sintomas, se administradas semanalmente. Para evitar que a rinite ative crises com frequência, você deve manter os ambientes arejados mesmo durante os dias frios.

Tratamento sinusite e rinite

Sinusite diferenças Rinite

Outra doença que ataca com frequência o sistema respiratório é a sinusite trata-se da inflamação de secreções que se acumulam no seios da face, regiões entre a testa e maça do rosto. A principal causa são bactérias que causam vários sintomas como coriza amarelada, face pressionada, peso no pescoço, olfato perdido, nariz entope e as dores de cabeça são constantes e fortes.
O tratamento é a base de anti-inflamatórios, descongestionantes e poucas vezes apenas quando o quadro agrava, o medico prescreve o uso de antibiótico. E em casos crônicos são recomendadas cirurgias. O diagnóstico preciso da sinusite é feito apenas pelo médico, os medicamentos não devem ser prescritos pelo próprio paciente ou nas farmácias.

Diferenças entre rinite e sinusite

Dicas

Para melhorar a crise de sinusite algumas dicas podem ajudar, procure ingerir muita água nesse período. Além disso, pode preparar algumas soluções que podem trazer alívio, utilizando sal misturado à água coloque nas narinas e depois assoe.
Faça inalações em casa, e após faça massagens utilizando óleo vegetal que deve passar na maça do rosto. Em seguida utilizando um pano seco e quente cubra o rosto, dessa forma você auxilia seu organismo a expelir o muco que está congestionando a área.

Pesquisar
Artigos Relacionados