Requisitos para a doação de sangue

links patrocinados

Requisitos para a doação de sangue

Muitas pessoas são doadoras de sangue, mas é sempre bem vindo que esse número cresça, já que os bancos dos hospitais precisam sempre ser reabastecidos. Quem está interessado em ajudar o próximo não deve deixar de conferir os Requisitos para a doação de sangue.

Por que fazer a doação de sangue?

Requisitos para a doação de sangue Conheça os Requisitos para a doação de sangue

Doar sangue é com certeza um ato de amor e consideração ao próximo, já que muitas pessoas precisam de transfusões dia após dia. Para se tornar um doador, entretanto, é preciso observais quais os Requisitos para a doação de sangue, já que o indivíduo precisa ser saudável. É imprescindível também que cada um saiba qual o tipo sanguíneo (se O, A, AB ou B positivo ou negativo) para agilizar o processo, já que muitas vezes, os hemonúcleos das cidades precisam mais de algum tipo específico.

Confira os Requisitos para a doação de sangue

Quais os Requisitos para a doação de sangue

Um dos Requisitos para a doação de sangue é a idade, já que o indivíduo precisa ter entre 18 e 69 anos. Menores de idade acima de 16 anos também podem doar, mas é preciso ter uma documentação com autorização especial. O peso do doador também é observado, sendo é essencial estar acima dos 50 kg, além de que o mesmo precisa estar com uma boa saúde.

Sendo assim, pessoas com doenças crônicas como hepatite, Aids, Doença de Chagas e outras enfermidades impedem que a pessoa passe pela sala de doação. Entre os Requisitos para a doação de sangue está ainda o de não estar resfriado ou com qualquer outra doença transmissível, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e ainda, se tiver tatuagem, ter feito em pelo menos 1 ano. Grávidas e mulheres amamentando também são impedidas de passar pelo procedimento para a própria segurança das partes.

Doação de sangue

Intervalo de doação e entrevista

Os Requisitos para a doação de sangue são regras impostas por todo o território nacional, sendo que cada candidato a doador passa por uma entrevista com um médico ou pessoa responsável pelo banco de sangue antes de passar pelo procedimento. Os doadores ainda recebem uma carteirinha de certificação, recebendo muitas vezes descontos em cinemas e outros locais.

O período de doação varia de acordo com sexo da pessoa. Quando mulher, é preciso esperar pelo menos 90 dias para fazer a próxima doação, enquanto é um dos Requisitos para a doação de sangue que os homens respeitem o intervalo de 60 dias.

Requisitos para a doação de sangue no dia em que for doar

No dia marcado, os Requisitos para a doação de sangue é de estar bem descansado, dormindo pelo menos 6 horas no dia anterior e também bem alimentado, sem exagerar na gordura nos períodos que antecedem a doação. Depois que o procedimento acabar é preciso ainda ter alguns cuidados temporários, sendo que o primeiro deles é não tirar o curativo por pelo menos 4 horas.

Entre os Requisitos para a doação de sangue não é ainda indicado aos doadores praticar exercícios pesados por pelo menos 12 horas e nem fazer a ingestão de bebidas alcoólicas ou fumar cigarros nesse período.

Pesquisar
Artigos Relacionados