Reações da Vacina BCG

Reações da Vacina BCG

Reações da Vacina BCG

A tuberculose é uma doença infecciosa grave, transmitida pelo ar, que atinge os pulmões e que vem infectando e matando pessoas desde sempre em todo o mundo. Os sintomas mais comuns da tuberculose são tosse com catarro, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimentos e cansaço.

Prevenção gratuita

Para evitar o contágio pela bactéria causadora da tuberculose, todos os bebês com cerca de seis meses de idade. Antigamente, a tuberculose era considerada um doença sem cura, sendo que quando era era disgnosticada, a pessoa já estava com sua morte declarada. É comum ver o retrato da tuberculose como a tosse com traços de sangue.

A vacina contra tuberculose é conhecida como BCG (bacilo de Calmette e Guérin) e tem a função de evitar que a primo-infecção natural, causada pela Mycobacterium tuberculosis, evolua para o estágio de doença. O governo disponibiliza a vacina gratuitamente como uma política pública de saúde e prevenção de doenças contagiosas.

A vacinação é realizada no Brasil já há muitos anos e sua eficiência é comprovada. Porém, assim como pode acontecer com qualquer tipo de vacina, a dose BCG pode trazer algumas reações para quem a recebe. Basicamente, uma vacina é a injeção dos “germes” daquela doença numa quantidade suficiente para que o organismo desenvolva os anticorpos, ou seja, os responsáveis pela defesa do nosso sistema.

Possibilidades indesejadas

Algumas das reações à vacina BCG que são comuns entre quem recebe a imunização, como a linfadenite, uma erupção cutânea fugaz e benigna, ou doença disseminada. Porém, vale lembrar que são raros os casos onde isto acontece.

Como a vacina é composta pelos “germes” da tuberculose, mesmo depois de muitos anos que uma pessoa tomou a vacina é possível que um exame indique presença da tuberculose no organismo. Isso não quer dizer necessariamente que a pessoa está contaminada, mas somente que o exame reagiu com a vacina e apontou o resultado positivo.

Caso alguma reação à vacina seja fora do comum e comece a incomodar, vale procurar um médico de confiança para verificar qual deve ser o procedimento seguinte. Além disso, nem sempre a pessoa “pega” a imunização logo depois da primeira vacina.

GD Star Rating
loading...
Reações da Vacina BCG, Nota: 3.3 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados