Qualidade do ar

links patrocinados

Qualidade do ar

Qualidade do Ar

A Degradação da Qualidade do Ar

Com a explosão da Revolução Industrial no século VXIII e a ascensão do capitalismo, a emissão de gases poluentes aumentou de maneira exponencial, acarretando no crescimento de doenças respiratórias e prejuízos na vegetação. Os principais vilões da falta de qualidade do ar são as indústrias geradoras de energias, os automóveis e as queimadas irregulares.

Prejuízos causados pela falta de Qualidade do ar

O principal grupo afetado pelas patologias oriundas da poluição atmosférica são os idosos e crianças, por serem mais vulneráveis e frágeis. O ar carregado de partículas tóxicas, sejam elas sólidas ou líquidas, entram nos pulmões, ocasionando várias doenças respiratórias, de imediato, ao circular por um centro urbano, os principais incômodos que surgirão são as alergias, garganta e olhos coçando é sinal de alergia! Isso ocorre quando há pouca circulação do ar, fazendo com que os gases ficam “presos” próximo ao chão. O acúmulo de sujeira carregada ao sistema respiratório por conseqüência da falta de qualidade do ar , causa doenças respiratórias mais sérias, como é o caso da bronquite, aguda e crônica, a asma e até mesmo o câncer pulmonar.

Medir Qualidade do Ar

O aumento das patologias causadas pela falta de qualidade no ar acarreta na administração de medicamentos que curem tais doenças, isso interfere diretamente nos cofres públicos, de onde sai à verba para o SUS (Sistema Único de Saúde), que tem como obrigação o tratamento dos doentes. Sendo assim, além de prejudicar as pessoas no âmbito da saúde, a poluição atmosférica PREJUDICA ainda os cofres públicos, que consequentemente prejudica a sua economia, que terá de pagar mais impostos para suprir esta demanda.

A Chuva Ácida

Poluicao da Atmosfera

A demasia na poluição atmosférica acaba por acarretar em chuvas ácidas. A chuva ácida é uma combinação de ácido sulfúrico e água que fica concentrado nas nuvens. Quando esta chuva cai, corrói plantações, devastando a agricultura local, contamina os animais que bebem água oriunda de riachos onde a chuva ácida tenha vindo a cair e praticamente destrói os peixes que venham a estar nas águas advindas das nuvens carregadas de ácido sulfúrico.
A chuva ácida é um dos piores males da modernidade, pois o homem não tem como romper o seu processo de formação ou impedir que ela desça. Porém, se o ser humano é capaz de ele evitar a utilização de substâncias que originam a acidez da chuva.

A Conscientização Populacional

Gases que poluiem o ar

Até quando a população mundial agirá como se os recursos naturais não fossem acabar? A falta de qualidade no ar, também é decorrente de pessoas que ainda preservam uma herança antiga e que deveria estar em desuso, a queima do lixo doméstico! Isso mesmo, queimar o seu lixo é tão quanto aquela fumaça que saí da chaminé de uma fábrica ou ao CO² que é liberado do escapamento dos carros.

As escolas têm, a cada dia que passa, ensinado os alunos a preservar a terra, a água e também o ar, mostrando-lhes as conseqüências futuras das atitudes tomadas no presente. É dessa forma que toda a população deve pensar, a união faz a força, e se houver discernimento e força de vontade este quadro em que hoje nos encontramos pode ser revertido.

Poluicao das usinas Ar que respiramos

Pesquisar
Artigos Relacionados