Programa Mais Médicos: informações

links patrocinados

Programa Mais Médicos: informações

A necessidade que incentivou o Programa Mais Médicos

Para o governo brasileiro há no país uma demanda muito grande por médicos em cidades mais afastadas das grandes capitais e nas periferias destas metrópoles. Esta escassez de profissionais da saúde fez com que o governo desenvolvesse e colocasse em prática o Programa Mais Médicos, que visa ocupar as vagas de médicos nestes locais mais remotos por meio de incentivos financeiros que podem chegar a dez mil reais por mês.

Como funciona o Programa Mais Médicos

Programa Mais Médicos: informações Programa Mais Médicos

As informações do Programa Mais Médicos podem ser consultas no site do Ministério da Saúde, mas o funcionamento do programa é bem simples: o governo abrirá processos seletivos para médicos que queiram trabalhar em cidades do interior do país, onde não há uma grande quantidade de profissionais. Para isso oferece bolsa de R$8.000,00 e mais alguns benefícios.

Caso as vagas não sejam ocupadas por médicos brasileiros residentes no Brasil, o governo abrirá as vagas para brasileiros formados e residentes no exterior. Se ainda assim não forem ocupadas todas as vagas, o governo abre o processo seletivo para médicos estrangeiros.

Além da ocupação de vagas, o governo promete aumentar o número de faculdades de medicina no país em médio prazo, para fazer com que mais brasileiros possam se formar na área e, num futuro não muito distante, não precisar mais importar médicos de outros países.

Conheça o Programa Mais Médicos: informações

Críticas ao programa

Após o anúncio de que médicos de outros países teriam incentivos para trabalhar no Brasil, o governo recebeu duras críticas por parte da comunidade de medicina no país, além de outros veículos de imprensa. O programa foi visto como inconstitucional pela maioria dos críticos, que achava que o governo estava tentando maquiar o problema da saúde deficitária no país.

Já a OMS elogiou completamente afirmando que o Programa Mais Médicos contemplava praticamente todos os preceitos que a organização indica como essenciais para que toda a população mundial tenha acesso à saúde de qualidade. Mesmo com esta afirmação, o Conselho Federal de Medicina se posicionou contra a medida do governo.

Confira o Programa Mais Médicos

Mais informações do Programa Mais Médicos

A expectativa do governo federal é de abrir mais de onze mil vagas em cursos de medicina até o ano de 2017. Com isso, o governo pretende suprir as necessidades das cidades do interior que possuem dificuldades em contratar médicos capacitados, justamente por estarem afastadas dos grandes centros e não terem infraestrutura adequada para estes profissionais.

O Programa Mais Médicos deve revolucionar a saúde pública e particular no Brasil se realmente ocorrer conforme o governo planejou. Além de ajudar cidades do interior a terem serviços de saúde, o programa irá desenvolver de forma nunca antes vista, os cursos de medicina no país.

Programa Mais Médicos: informações - saiba mais

Uma medida que já deu certo em outros países

A OMS afirma que o Programa Mais Médicos irá colher os bons frutos em alguns anos. Isso porque em outros países onde programas parecidos foram introduzidos, o nível da qualidade da saúde aumentou consideravelmente. Segundo a organização, as críticas são naturais por ser algo inovador, mas com o tempo e as consequências positivas, todos irão entender o propósito.

Se o programa realmente vai dar certo só o tempo dirá. Por enquanto, a situação pouco se diferenciou do que víamos há algum tempo atrás: muitas filas, poucos médicos e um serviço de saúde pública, no mínimo, duvidoso.

Pesquisar
Artigos Relacionados